Parque das Ruínas: um passeio interessante em Santa Teresa

Adicione o Parque das Ruínas no seu roteiro para o Rio de Janeiro




Parque das Ruínas: um passeio interessante em Santa Teresa
5 (100%) 1 vote

Parque das Ruínas – Você conhece esse centro cultural de Santa Teresa no Rio de Janeiro? No topo da charmosa cidade carioca, a construção oferece uma visão panorâmica com a Baía de Guanabara e o Centro do Rio de Janeiro ao fundo.

Visitar o Parque das Ruínas é um passeio relaxante. Você fica cercado pela natureza, por uma leve brisa e som de pássaros o tempo todo. As ruínas da antiga mansão, o ex-Palacete Murtinho Nobre, que se transformou em um centro cultural são impressionantes de se ver. É um passeio que vale a pena no Rio de Janeiro!

Parque das Ruínas | Rio de Janeiro

Além das ruínas principais, há um subsolo no local que possui diferentes exposições de fotografia e arte. O parque abre todos os dias das 08 às 18h mas o horário mais próprio é na parte da manhã, por conta da segurança.

Nos anos 60 e 70 a mansão sofreu com saques e vinda de traficantes que tomaram o local. Porém no final dos anos 70 a construção foi desapropriada e em 96 houve uma reforma da Prefeitura do Rio junto aos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes. Hoje as ruínas do palacete neocolonial se uniram a estruturas modernistas.

Santa Teresa | Rio de Janeiro
Roteiro de Viagem para o Rio de Janeiro




O Parque das Ruínas conserva um pedaço da Belle Époque do Rio de Janeiro. Vira e mexe o parque possui eventos culturais como Festa da Alemanha, Degustação de Cafés, entre outros. Para você ficar sabendo da programação, basta seguir o Facebook deles.

Conheça a história detalhada do Parque das Ruínas | Santa Teresa

Se você observar as ruínas do parque e seus arredores irá perceber que lá na verdade existia uma residência. A construção é datada de 1900 e pertencia à Laurinda Santos Lobo, uma das mecenas da Belle Époque carioca. Ela costumava reunir artistas e intelectuais em sua casa. Algumas dessas personalidades eram Villa-Lobos, Tarsila do Amaral e a bailarina Isadora Duncan.

A decadência do lugar começou em 46, quando Laurinda faleceu. Como não teve filhos, deixou a mansão para a Sociedade Homeopática mas ninguém nunca tomou pose do local. Por isso o espaço ficou abandonado, deixando margem para invasões e saques. A comunidade de Santa Teresa interviu e o espaço foi retomado pela prefeitura. Em 93 o local foi tombado. Três anos depois ocorreu a reforma e reabertura do local em 97.

Vista Panorâmica do Parque das Ruínas | Santa Teresa

ENDEREÇO

R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa – Rio de Janeiro – RJ

HORÁRIO

Segunda – fechado
Outros dias da semana e finais de semana – 08 às 18h

ENTRADA

Gratuita

ESTACIONAMENTO

Não tem, você deve estacionar nas ruas adjacentes

Outros lugares para visitar em Santa Teresa

1. MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU

Localizado no centro do bairro de Santa Teresa, o Museu da Chácara do Céu é um dos museus de arte mais completos do Rio de Janeiro. Derivado da coleção de arte privada do empresário brasileiro Raymundo Ottoni de Castro Mayo, o museu apresenta arte brasileira, obras europeias e a coleção Brasiliana, que consiste em uma memória brasileira impressionante. O museu orgulha-se de mostrar peças de arte extremamente privadas e raras ao público, tornando a viagem ao museu valiosa.

ENDEREÇO:

R. Murtinho Nobre, 93 – Santa Tereza -Rio de Janeiro

2. BONDINHO DE SANTA TERESA

O bondinho de Santa Teresa foi reativado, depois de ter sido reformado. Custa R$ 20,00 e é uma forma interessante de subir nesse bairro do Rio de Janeiro. Seu horário de funcionamento é:

Segunda a sexta:
08h às 17h30

Sábado:
10h às 17h30

Domingos e Feriados:
11h às 16h30

Mapa de paradas em Santa Teresa
Mapa bondinho de Santa Teresa

Imagem: http://www.bondesdesantateresa.com.br/

3. ESCADARIA SELARÓN

A escadaria Selarón é uma das atrações turísticas mais famosas do Rio de Janeiro e ela fica na Lapa. Um passeio em Santa Teresa não estaria completo sem a passagem para registrar uma foto nesses desenhos icônicos. Os degraus foram desenhados pelo artista chileno Jorge Selarón e apresentam mosaicos intrincados e coloridos.

Selarón recolheu as telhas dos degraus das ruas do Rio e depois aceitou telhas adicionais doadas por visitantes de todo o mundo. É uma obra global que representa a alegria e a diversidade brasileira.

ENDEREÇO:

Manuel Carneiro – Santa Teresa – Rio de Janeiro – Brasil

4. RESTAURANTE APRAZÍVEL

Se você deseja almoçar com uma cozinha verdadeiramente brasileira e deliciosa, vale a pena conhecer o restaurante Aprazível. Já comemos por lá e podemos dizer que é um ótimo custo-benefício por ser muito saboroso, além do lugar ser fantástico e bem integrado com a natureza local. Confira nossa experiência de almoçar no Aprazível em Santa Teresa no Rio.

Mais Dicas do Rio de Janeiro?

Confira outras dicas de viagem para o Rio

O que fazer no Porto Maravilha?

Não fique perdido no seu roteiro para o Rio de Janeiro com essas dicas!

Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Confira alguns lugares interessantes para você se hospedar na cidade maravilhosa!

5 Bares para Tomar um Chopp em Ipanema

Depois de uma praia você precisa conhecer os bares de Ipanema!

Descontos Especiais para a sua Viagem

Através dos serviços abaixo você pode economizar na sua viagem. Nós do Fora de Casa ganhamos uma comissão para manter nossas dicas de viagem. Obrigado por ler nossa matéria até aqui! ✌🏼

Reserve os melhores hotéis

O Booking tem a vantagem do CANCELAMENTO GRATUITO e pagamento SEM IOF. Além disso, você pode ver comentários de outros hóspedes antes de reservar.

Hospedagem AIRBNB

Ganhe R$ 130,00 em sua PRIMEIRA hospedagem no AIRBNB! Sinta-se um nativo no local que você visitar!

Ingressos para os EUA

Comprando ingressos na WE PLANN não há cobrança de IOF e você ainda pode parcelar em 6x sem juros ou até 12x no cartão. Não enfrente filas para visitar seus pontos turísticos favoritos.

Seguro Viagem

Ganhe 5% de desconto com o cupom FORADECASA5. O Seguro Viagem é uma forma de prevenção de problemas de saúde para você durante a viagem.

Programa de Milhagens Smiles

Ganhe muitos benefícios e ganhe MILHAS cadastrando-se no Programa Smiles. Viaje de graça com as milhas. Conheça um guia sobre o assunto aqui.

Chip de Internet 3G

Um dos chips 3G de internet e telefonia com maior cobertura. Saiba com internet desde o Brasil, sem precisar comprar no exterior. A EasySim4u tem cobertura nos Estados Unidos e em mais 140 países.

Compartilhe suas Dicas e Experiências Conosco!

6 Comentários

  1. O Parque das Ruínas tem uma vista linda demais do Rio! A combinação do moderno e novo na arquitetura é um charme. É um ótimo programa fora do circuito tradicional de atrações turísticas.

    Responder
  2. Da ultima vez na cidade não consegui fazer o passeio de bondinho, mas dá próxima vez eu vou com certeza.

    Responder
  3. Nunca tinha lido nada sobre esse parque, parece um programa super interessante e tranquilo. Falou na segurança, é perigoso visitar o local a algumas horas?

    Responder
  4. Super post! Vale lembrar que aos domingos a tarde geralmente tem algum evento de música rolando.

    Responder
  5. Nossa gente! Deve ter uma vista magnífica esse lugar, hein?! Adorei o post. Fiquei babando pelas fotos! 😉

    Responder
  6. Que lugar incrível – amei a vista! Que pena o imóvel ter passado pelo abandono e saque a ponto de não conseguirmos identificar a característica Belle Époque que provavelmente viraram sucata. Ai, meu Brasil…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar