Museu Louvre: 10 Dicas para Visitar o Museu em Paris

Museu Louvre: 10 Dicas para Visitar o Museu
5 (100%) 9 vote[s]

Como visitar o Museu Louvre, o mais queridinho de Paris?

Museu Louvre | Paris

Mesmo se você nunca foi a Paris, você conhece o Museu Louvre. Primeiro sua pirâmide imponente não fica nem um pouco escondida entre os edifícios clássicos que o cercam. É algo que chama a atenção de qualquer pessoa por sua exuberância e beleza. Mas embaixo tem dois antigos palácios reais interligados.

Segundo porque abriga uma das obras de arte mais famosas do mundo: a Monalisa de Leonardo Da Vinci. Essa arte é cheia de mistérios e teorias. Ela também é conhecida como La Gioconda e não se sabe quem é a mulher retratada no quadro e se ela está sorrindo ou não.

No Museu do Louvre existem cerca de 38.000 obras e sua área contempla 72.735 metros quadrados. Dizem que não dá para visitar o museu em 1 único dia, você precisaria de pelo menos 2 para visitar com detalhes todas as obras de arte. Porém os viajantes tem que otimizar seus horários para visitar outros pontos turísticos de Paris, não tem jeito!

Sendo assim, vamos mostrar dicas de como visitar o Museu Louvre de forma a aproveitar o máximo do local! Esse roteiro é destinado para casais que não entendem tanto de artes mas que gostam de conhecer a história das principais obras do museu. Mas ele pode ser estendido também para viajantes solos e famílias, fazendo as devidas adaptações.

Vamos conhecer mais o Museu Louvre?

Construção da Pirâmide do Louvre

As construções que hoje abrigam o Museu do Louvre foram fortalezas do século XII. Porém com o tempo as edificações foram reconstruída e embelezada por uma sucessão de reis franceses. Grande parte deles eram mecenas das artes. Por exemplo, o rei François persuadi Leonardo a vir para a França – ele trouxe a Mona Lisa até lá.

Na época da Revolução Francesa, o palácio e seu conteúdo foram efetivamente nacionalizados e foi inaugurado como um museu em 1793. A coleção foi aumentada desde então, principalmente por Napoleão, e depois por doações privadas.

O Museu Louvre que conhecemos hoje deve a maioria das reformas a Napoleão III e, mais recentemente, do Presidente Mitterand. Seu projeto Grand Louvre, projetado pelo arquiteto I. M. Pei, viu a construção da pirâmide de vidro e, em 1993, a incorporação da ala Richlieu ao Museu. Isso duplicou a quantidade de espaço para exposições.

⚠️ Não se esqueça do seguro viagem

O Seguro Viagem é uma proteção para a sua viagem. Faça a cotação do seu seguro viagem com a Seguros Promo e compare diversas seguradoras ao mesmo tempo, para escolher o melhor preço e condições!

1. Visite o Museu Louvre em horários menos frequentados

Visitar o Museu Louvre à noite

O Museu do Louvre em Paris possui algumas das mais famosas obras de arte da Terra (a Mona Lisa, a Vênus de Milo). Por isso vive lotadíssimo!

Para vencer a correria, a maioria dos guias recomenda que você chegue lá cedo, mas o problema é que todo mundo lê essas dicas e faz exatamente a mesma coisa. Em vez disso, chegue depois das 15h e evite as longas filas da manhã.

Ou ainda, vá depois das 18h de uma quarta ou sexta-feira para a abertura de madrugada (até às 21h45). Isso é muito tempo para ver os destaques, você pode contemplar as obras de arte em relativa paz e a atmosfera é alegremente íntima.

Evite visitar o Museu Louvre nas terças, porque ele estará fechado e no 1º domingo de cada mês (outubro a março) pois há entrada gratuita. A não ser que você queira enfrentar uma fila giga para economizar!

2. Se você gosta de tours, escolha o do próprio Museu Louvre

Tours Museu Louvre

Um dos melhores tours disponíveis é a do museu. Ele é relativamente barato e chama-se “Welcome to the Louvre”. Custa 12 euros com horários de 11:00 e 14:00 (todos os dias menos terças) e 19:00 (às quartas-feiras) e é feito em inglês. As excursões do Louvre são conduzidas por guias da rede francesa de museus nacionais.

Você pode comprá-lo online, aqui. O passeio irá levá-lo pelos destaques do museu em 1:30h, incluindo a Mona Lisa e a Vênus de Milo.

3. Compre seu ingresso online

Para facilitar a sua vida e evitar filas, compre seu ingresso para o Museu Louvre online. Os ingressos possuem entrada especial e sem filas.

Menores de 18 anos e residentes da UE menores de 26 anos podem entrar gratuitamente mediante apresentação de documento válido. O legal é que o ingresso vale pelo dia inteiro, ou seja, você pode sair do museu e voltar à vontade.

4. Utilize a entrada secreta

Mona Lisa | Museu Louvre

Há uma maneira mais rápida de entrar no museu pela entrada secreta da Porte des Lions (das 9h às 17h30) na ala Denon (sul). Passe pela pirâmide em direção ao Sena, virando à direita antes da estrada em arco para o jardim das Tulherias, onde duas estátuas de leões marcam o local.

Não é fácil de ver, por isso a ausência de filas. Uma vantagem é que essa entrada é a mais próxima da Mona Lisa.

5. Veja o mapa do Louvre antes de chegar em Paris

Pelo site do Museu Louvre você tem acesso ao mapa em que pode conhecer previamente todos os espaços do museu. Assim você pode fazer suas anotações de onde você quer visitar.

O Museu do Louvre possui 4 entradas: Pirâmide, Porte Des Lion, Galerie Du Carrousel, Passagem Richelieu. A mais lotada é a primeira e a mais vazia é a segunda. Você pode comprar ingressos na Porte Des Lion e na Galerie Du Carrousel também, além da entrada principal que é a da Pirâmide.

Entradas Museu do Louvre

6. Cuidado com os batedores de carteira

No próprio mapa do museu online possui uma advertência para os visitantes do Museu Louvre: cuidado com os batedores de carteira. Pois é, que doideira! Não fique tão distraído na hora de fotografar ou ver uma obra de arte.

Algumas dicas para evitar problemas são:

• Manter a bolsa para frente;
• Não deixe sua carteira visível;
• Divida seu dinheiro e deixe-o em diferentes compartimentos;
• Não deixe a carteira no bolso de trás;
• Não siga conselhos de estranhos perto das máquinas que vendem os ingressos;
• Cuidado com seus pertences ao tirar fotos.

7. Conheça as coleções disponíveis no Museu Louvre

Obras de Arte Museu do Louvre | Paris | França

O Museu Louvre possui 5 andares e três alas: Richelieu, Denon e Sully. Ele possui as seguintes artes em suas instalações:

1. Near Eastern Antiquities (antiguidades orientais)
2. Egyptian Antiquities (antiguidades egípcias)
3. Greek, Etruscan and Roman Antiquities (antiguidades gregas, etrusca e romana)
4. The East Mediterranean in the Roman Empire (O Mediterrâneo Oriental no Império Romano)
5. Islamic Arts (Artes Islâmicas)
6. Decorative Arts (Artes Decorativas)
7. Graphic Arts (Artes Gráficas)
8. Sculptures (Esculturas)
9. Paintings (Pinturas)
10. Arts of Africa, Asia, Oceania and the Americas (Artes da África, Ásia, Oceania e Américas)
11. Medieval Louvre (Louvre Medieval)

Por onde começar a visitar o Museu Louvre?

• Pelo 2º andar
Você pode começar pelos andaremos superiores pelas pinturas francesas e do norte da Europa nas alas de Richelieu e Sully. A maioria dos visitantes nunca chega lá.

• Criando um roteiro com as obras que você deseja ver
Alguns viajantes vão para o Museu Louvre para ver a edificação em si e as obras de arte de forma aleatória. Já outros, tem conhecimento sobre as peças e quer acham imprescindível ver determinadas obras de arte.

Saiba onde ficam as mais conhecidas obras do Museu Louvre:

1. Vênus de Milo (Térreo – Sala 16 – ala Sully)
2. Mona Lisa (1ª Piso – Sala 6 – ala Denon)
3. Psiquê revivida pelo beijo de Eros (Térreo – ala Denon – sala 4)
4. Esfinge de Tanus (Mezanino – Sala 1 – ala Sully)
5. Apartamento de Napoleão III (1º Piso – ala Richelieu – sala 87)
6. A liberdade guiando o povo (1ª Piso – Denon – sala 77)
7. A coroação de Napoleão (1ª Piso – Denon – sala 75)

8. Leve uma garrafa de água com você

Levar água no Museu do Louvre

Leve uma garrafa de água, a visita pode ser demorada, o lugar fica cheio e você não vai querer ficar desidratada. Não há fontes de água dentro do Louvre, então você provavelmente vai querer ter uma garrafa com você. Você pode trazer o seu ou comprá-la em uma das lojas dentro, antes da bilheteria. Existem também pessoas que vendem pequenas garrafas de água fora do Museu Louvre a 1 euro cada uma.

9. Recarregue as energias com um café

Café em Paris | França

Há bons lugares para comer e beber no Louvre, mas saiba que o Café Denon e o Café Richlieu são bastante caros. O melhor valor que você vai encontrar para fazer um lanche é no Café Mollien, que fica localizado no primeiro andar. Lá tem um agradável terraço de verão.

Mas saiba que você pode sair do Museu Louvre e depois voltar no mesmo dia! Assim você terá mais opções para lanchar ou almoçar nos Jardins des Tuileries ou nos arredores. Os foodtrucks também podem ser ótimas pedidas para economizar!

10. Aprecie as obras e também as edificações do Louvre

Museu Louvre | Palácio em Paris

A arquitetura do Museu Louvre em si é um espetáculo, além das suas obras de arte. Como falamos no início o museu é formado por antigos palácios.

É uma arquitetura que tem uma história belíssima, vale a pena contemplá-la também. Então, não se esqueça de tirar os olhos das obras de arte de vez em quando para apreciar a edificação em que você está!

Esperamos que essas dicas do Museu Louvre possam ser úteis na sua visita. Com certeza é um dos lugares imperdíveis para visitar em Paris, na França. Aproveite tanto a área interna quanto externa do museu, que possui grande beleza e encanta qualquer visitante que vai na Europa.

Porém, saiba de primeira que o Museu Louvre é ideal para aqueles visitantes que apreciam obras clássicas. Para um museu com arte contemporânea você pode visitar o Palais de Tokyo ou o Museu de Arte Moderna. Bon Voyage!

Descontos Especiais para a sua Viagem

Através dos serviços abaixo você pode economizar na sua viagem. Nós do Fora de Casa ganhamos uma comissão para manter nossas dicas de viagem. Obrigado por ler nossa matéria até aqui! ✌🏼

Reserve os melhores hotéis

O Booking tem a vantagem do CANCELAMENTO GRATUITO e pagamento SEM IOF. Além disso, você pode ver comentários de outros hóspedes antes de reservar.

Hospedagem AIRBNB

Ganhe R$ 130,00 em sua PRIMEIRA hospedagem no AIRBNB! Sinta-se um nativo no local que você visitar!

Ingressos para os EUA

Comprando ingressos na WE PLANN não há cobrança de IOF e você ainda pode parcelar em 6x sem juros ou até 12x no cartão. Não enfrente filas para visitar seus pontos turísticos favoritos.

Seguro Viagem

Ganhe 5% de desconto com o cupom FORADECASA5. O Seguro Viagem é uma forma de prevenção de problemas de saúde para você durante a viagem.

Programa de Milhagens Smiles

Ganhe muitos benefícios e ganhe MILHAS cadastrando-se no Programa Smiles. Viaje de graça com as milhas. Conheça um guia sobre o assunto aqui.

Chip de Internet 3G

Um dos chips 3G de internet e telefonia com maior cobertura. Saiba com internet desde o Brasil, sem precisar comprar no exterior. A EasySim4u tem cobertura nos Estados Unidos e em mais 140 países.

Compartilhe suas Dicas e Experiências Conosco!

10 Comentários

  1. Avatar

    Vc fez um guia super completo e muito útil. Desconhecia essa entrada “secreta” da porta dos leões.
    Toda a gente devia visitar o Louvre, pelo menos uma vez na vida

    Responder
  2. Avatar

    Que completa esta matéria sobre o Louvre. Eu ainda não conheço, mas foi lindo de ler.

    Responder
  3. Avatar

    Lembro da polêmica quando da construção da pirâmide, mas acho que foi uma bobagem, ela fica linda tanto no exterior quanto no interior.
    Não sabia deste tour, numa eventual próxima vez vou conferir.
    Nossa, tem food truck nos Tulleries, agora? estou desatualizada, mesmo, preciso voltar, ahaha.

    Responder
  4. Avatar

    Suas dicas são muito boas, dignas de quem já enfrentou muita fila e cansaço para curtir o Louvre, que é enorme, né? Adorei!

    Responder
  5. Avatar

    Excelente post. Muito útil e bem estruturado, parabéns. O Louvre é mesmo um museu fabuloso e ninguém o deve perder.

    Responder
  6. Avatar

    Gostei de todas as dicas, mas levar garrafa de água é essencial! Impossível não andar muito dentro do Museu do Louvre. Confesso que acabo sempre me perdendo por lá rsrs. Excelente post, super prático e objetivo 🙂

    Responder
  7. Avatar

    Que texto completo!!! Veio em ótima hora, estamos indo a Paris no segundo semestre e certamente “como conhecer o louvre” será uma de nossas perguntas 🙂
    Obrigada por compartilhar!!

    Responder
  8. Avatar

    Eu fiquei igual uma criança feliz nesse museu, mas confesso que não sabia para onde ia, e quanto mais eu andava, mais me perdia hahaha
    Obrigada por partilhar essas dicas, vou usar em junho, vou voltar lá e quero ver tudo de novo!

    Responder
  9. Avatar

    É tanta coisa para conhecer nesse museu maravilhoso que a gente fica até confusa…esse seu “mapa da mina” é perfeito!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *