Fora de Rota: Conexão no Uruguai

Conexão no Uruguai

Aventuras na nossa Conexão no Uruguai

Milhas são milhas. Se você não pegar nenhuma conexão pode-se dizer que você é um viajante sortudo. Nós meros mortais aqui temos boas histórias de conexões rs. É cansativo é verdade, mas dependendo de quanto tempo você fica no aeroporto, pode até dar uma voltinha na cidade. Nossa viagem para Santiago do Chile tinha conexão em Montevidéu, no Uruguai. Como ficaríamos longas 11 horas no aeroporto, fizemos um roteiro para visitar Montevidéu nesse meio tempo.

BQB Lineas Aereas

BQB Lineas Aereas

Nossa empresa aérea era a Buquebus Linhas Aéreas (BQB Lineas Aereas), uma empresa uruguaia. Viajamos em dois aviões, o ATR-72 e o Airbus A320. O primeiro é pequenino demais! Que medo!! Com capacidade média de 68 passageiros.

Alguns passageiros brincaram que o avião era um “teco-teco”. Exagero, claro! O vôo atrasou 3 horas, entramos e saímos do avião por causa “problemas técnicos” mas depois de toda essa confusão chegamos sãos e salvos no Uruguai. O avião faz um pouco mais barulho do que os maiores, mas o espaço para o passageiro é bom e serviço de bordo impecável. A caixa de lanche é a coisa mais fofa.

Já o airbus A320 é ótimo. Juro que eu quero do Rio até o Chile com ele, mas enfim! Bem mais rápido e aparentemente mais seguro do que o teco-teco. rs Não liguem porque esse comentário é de quem tem medo de avião, como eu! rs

Achei interessante que, na volta, dois cachorros foram no avião com seus donos. A dona disse que os funcionários da companhia foram muito solícitos com eles, diferente das companhias aéreas brasileiras. Para quem tem animais, pode ser uma boa viajar com eles.

aviao-buquebus-uruguai

Leia esse artigo bem mais detalhado sobre um vôo na Buquebus

Aeroporto Internacional de Carrasco

Um dos aeroportos mais bonitos que eu já na minha vida. Arquitetura moderna impecável, banheiros altamente limpos, cadeiras confortáveis, tudo com cara de novo. Uma das causas dessa beleza imutável com certeza é o fluxo leve de passageiros no aeroporto. Na volta, nós ficamos 11 horas lá esperando nosso vôo. Engraçado é que a maior parte do tempo a sala de embarque ficava vazia, vazia…depois do nada enchia e quando o avião chegava, esvaziava de novo.

O freeshop é bem grande, dá para passear bem nele. Tem loja da MAC e um restaurante chamado Pátria – com a comida bem gostosa, mas cara, como todo restaurante de aeroporto (e o único na área de embarque).

aeroporto-uruguai

aeroporto-uruguai-montevideu

montevideu-aeroporto

13015655725_11ba1a29f8_c

aeroporto-de-carrasco-uruguai

 

Taxa de embarque

A taxa para desembarcar no país e botar os pés no país é de 40 dólares. Ui! Achei bem carinha! Enfim! Já havíamos saído e pagamos mesmo assim. Na volta resolvemos ficar no aeroporto.

Na saída, tem casa de câmbio para trocar seu dinheiro por pesos uruguaios. Trocamos um pouco só por via das dúvidas.

Saindo do Aeroporto

O táxi do aeroporto é por volta de R$ 100,00. Resolvemos pegar um ônibus. Custo 40 pesos uruguaios, ou seja, 4 reais. Era tipo um frescão mais velho, mas a poltrona era mais confortável do que a do avião hahaha. Iguais aos ônibus daqui. Na frente do aeroporto você pode pegá-lo. Sem mala eu acho que é muito vantajoso.

Pegue o ônibus para “DM1 – Punta Carretas” para ir ao Centro de Montevideo. Nossa parada era o bairro de Pocitos. Perguntamos ao motorista e ele foi bem simpático conosco, nos avisando prontamente quando chegamos no local da descida.

Trocando dinheiro no aeroporto

A moeda do Uruguai é o peso uruguaio. Nós trocamos real por peso uruguaio na casa de câmbio Global Exchange, que possui dois postos de atendimento: um no hall público do desembarque internacional e o outro após a passagem da aduana. Mas não troque muito dinheiro se a intenção é ficar pouco tempo.

Escolha um ponto de parada

Como o tempo era curto, escolhemos um local para começar o passeio. O Medialunas Calentitas, uma padaria que vendia doces e croissants. Minha sogra morou no Uruguai e disse que os croissants de lá eram os melhores. O melhor que eu comi foi na Argentina. Mas como estava perto do horário de almoço, resolvemos almoçar em vez de tomar café da manhã. Tchau Medialunas!

Almoço

Não havíamos pesquisado nenhum restaurante, pensamos em andar e escolher um de olho. Chegamos no “Il Mondo de Lla Pizza”, que tinha uma grande variedade de pratos – desde pizza, massa, carne, frango, peixe. Resolvemos parar lá. Ruben pediu uma soda de Pomelo, que ele adorava e estava doído para tomar. O restaurante, eu sinceramente não recomendo. O garçom foi até solicito, mas a comida não era nada demais pelo preço que pagamos.

pomelo

O pior de tudo, o que deixou o restaurante com uma péssima impressão, foi quando fui pagar a conta e o valor dos pratos estava com 2 pesos uruguaios a mais. Perguntei para o carinha do caixa e ele disse que os preços estavam defasados na folha do cardápio. E eu tenho culpa disso? Pior ainda que era uma folha solta, que podia ser jogada fora, se o preço estava errado. Mesmo devolvendo meu dinheiro, não volto mais. O cara ainda olhou com cara de desdém, como se eu estivesse errada ao pedir meu dinheiro de volta.

Passeio

Depois do estresse do restaurante, fomos passeando pela rua 21 de Setiembre para ver a cidade. Era uma área mais comercial. Sem nada demais. Fomos até a praia. Esse lugar sim interessante – Era a Rambla (avenida costeira) Mahatma Gandhi. Sentamos um pouco para descansar, tirar algumas fotos. Depois resolvemos voltar e pegar o bus.

bulebar-montevideu

restaurante-montevideu

ruben-rambla

rambla-mariana-uruguai

uruguai-montevideo

Freddo

Tinha uma sorveteria Freddo na rua que andamos. Uwull!! Não dá para resistir!! Não adianta!! Entramos e comemos sorvete de doce de leite, O MELHOR! O endereço? 21 de Setiembre, nº 2997

instagram-uruguai

A volta

Na rua que nós descemos, na José Ellauri com a 21 de Setiembre, nós pegamos o ônibus no sentido contrário – a via é de mão dupla – mas agora o ônibus para voltar era o “DM1 – Zonamerica”. Ele desce em frente ao aeroporto novamente. Para voltar ele demorou uns 20, 30 minutos. Então, sempre contabilize um tempo maior para você não perder o avião.

Valeu a pena?

Não deu para ver, nem conhecer muita coisa. Deu para sentir um pouco o clima Uruguaio, foi uma aventura pegar o ônibus, deu para passear um pouco na avenida costeira. Deu para visitar o Freddo. Pelo tempo valeu sim. Mas o ideal mesmo é visitar a cidade com mais tempo e calma.

Na volta para casa, depois do Chile

Na volta, resolvemos ficar no aeroporto mesmo. A cadeira era ótima, deu para descansar. O freeshop foi um parque de diversões rs. Eu consegui escolher um perfume para mim, pelo menos.

Acho que senti o aroma de todos antes de decidir. Tempo eu tinha. Rs Almoçamos com a maior calma do mundo, até fizemos amizade. E a internet wifi de graça é um alívio, muito bom, ficamos conectados o tempo todo!

O pôr do sol de Montevidéu deu adeus para a gente com grande estilo.

aeroporto-montevideu

tenis-aeroporto-uruguai

aeroporto-de-carrasco-internacional

uruguai

5 Comentários

  1. O Uruguai é muito lindo, vale a pena ficar mais dias e conhecer tudo com calma.
    Também tento aproveitar ao máximo essas paradas em conexões para conhecer um pouco da cidade. Ficar parada no aeroporto me deixa nervosa…

    Responder
  2. Oii!!! Eu vou fazer uma parada em Montevideo! Chego 00:50 e o outro avião sai às 13:10! Pretendo ficar em hostel (ou qlq lugar bem baratinho), só para dormir entre 01h00 até 07h00 e depois passear até 11h00. O que vc me recomenda fazer na cidade por estas 04h00? Rsrs algo que seja perto do aeroporto! Adoreio seus dicas, mas acho que eu não conseguiria visitar tudo isso… eu não tenho ideia de naaaada em Montevideo! .. aliás,o aeroporto é distante da cidade ou fica dentro dela? E o táxi é caro? O hostel que eu vi ficaria a 15km do aeroporto, não sei quanto isso custaria.

    Responder
    • foradecasa

      Eita! É tempo muito curto mesmo! Vou te dizer que com pouco tempo nem vale a pena pq a taxa de desembarque é cara! Deixe para visitar em uma outra viagem!

      Responder
  3. Oi! Essa taxa de desembarque pode ser pago em real? Não estou levando dólar e tenho uma conexão de quase 12h em Montevideo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fora de Rota: Conexão no Uruguai
Avalie esse Post

Posts que você pode gostar