Exposição Van Gogh em Paris | Imersiva | La nuit étoilée

Exposição imperdível em Paris na França




Na cidade francesa de Paris existem diversas opções de arte – desde clássica até moderna. Há cerca de 150 museus sendo alguns deles os famosos Louvre, Orsay, L’Orangerie, entre outros. Mas esse ano tem uma amostra imersiva que foge totalmente do museu tradicional. Você já pensou em ver as obras de Van Gogh refletidas em paredes?

Não apenas isso, mas vendo-as em 360 graus? Pois é, se você gosta de ver a arte de uma forma diferente, deve comprar o ingresso para a exposição Van Gogh em Paris | Imersiva | La nuit étoilée. Um espetáculo visual que faz com que você viva a arte de Van Gogh e se emocione com tamanha beleza. O espaço de 3.300 m² abriga quase 300 pessoas e exibe além da exposição de Van Gogh, outras duas.

Elas são “Dream Japan” – uma jornada imersiva pela arte japonesa (e eu que amo Japão, adorei!) e “Verse” de Thomas Vanz. Esse espetáculo vai até dia 31 de dezembro de 2019, então, se você estiver em Paris até essa data, não perca de jeito nenhum! É muito bacana ver uma amostra tão diferente na cidade luz. Você pode se movimentar a todo momento para ver as pinturas, que são acompanhadas de uma trilha sonora impecável.

Exposição em Paris | Atelier des Lumières | França
Exposição Van Gogh em Paris

Saiba como é dividida a exposição imersiva de Van Gogh

Ao entrar no Atelier des Lumières, pegue o guia da visita na língua que se sentir mais confortável. Tem espanhol, inglês, entre outras línguas. Não tem em português.

A exposição foi criada por Gianfranco Iannuzzi, Renato Gatto e Massimiliano Siccardi. A exposição é divida em 10 “atos”.

Como é a exposição imersiva Van Gogh – Uma noite estrelada?

Museu em Paris | França
Van Gogh | França | Paris

1. Prólogo

O olhar de Van Gogh nos convida para descobrir o seu mundo interior

2. A luz provençal

Em “O semeador” (Arles, 1888), o sol da Provença invade o cenário com a sua luz. Os campos de trigo são retratados com toques de azul e o céu é amarelo. Essa inversão das cores sublinha a liberdade do artista.

3. Obras de sua juventude

Retratos de pescadores e camponeses desfilam pelas paredes antes de chegar a aldeias e casas e logo aparecem no interior graças a célebre pintura “Os comedores de batatas” (1885).

4. A natureza

“Os girassóis” marcam o regresso do artista a Provença. O olhar sobe em direção às amendoeiras em flor que Van Gogh pinta no final de sua vida.

5. De passagem em Paris

Em Paris no final do século XIX, são mostradas as paisagens da periferia antes da urbanização, desde Asnières até Montmartre.

6. Arles

Nessa fase encontra-se as pinturas mais conhecidas de sua instância em Arles: “Terraço de café à noite”, “Praça do Fórum”, “O café da noite”, “A casa amarela” e, finalmente, o dormitório (1888).

7. Oliveiras e ciprestes

Van Gogh expressa, ao mesmo tempo, a beleza e a tempestade provocadas pela natureza em sua série de pinturas “Os ciprestes” em 1889.

8. Saint-Rémy-de-Provence

Essa sessão é dedicada a sua série de autorretratos inquietantes: as pinceladas expressam as imagens que o pintor tem de si mesmo.

9. A planície de Auvers

“Campo de trigo com corvos” (1890), uma das últimas obras do pintor, mostra um céu ameaçador que contrasta com as matizes douradas dos campos de trigo.

10. Epílogo

Os autorretratos do pintor aparecem em meio a uma floração primaveril e invadem o espaço. A mensagem é um símbolo de renascimento, o reencontro da energia vital e a renovação permanente e imortal da arte.

Conheça o Atelier des Lumières

Atelier des lumieres | Paris

Quatro anos depois, após grandes obras de renovação, o Atelier des Lumières abriu as suas portas ao público com três exposições inaugurais: “Gustav Klimt” e “Hundertwasser” – realizado por Gianfranco Iannuzzi, Renato Gatto e Massimiliano Siccardi – e “POETIC_AI”, contemporâneo instalação pela criativa agência de mídia nova Ouchhh.

Em 2019, um ano após a inauguração, o Atelier des Lumières mergulha os visitantes nas pinturas de Vincent van Gogh (1853–1890), um gênio que não foi reconhecido durante sua vida e que transformou a pintura. Projetada em toda a superfície do Atelier, essa nova produção visual e musical, produzida pela Culturespaces e realizada por Gianfranco Iannuzzi, Renato Gatto e Massimiliano Siccardi, remonta a intensa vida do artista, que, durante os últimos dez anos de sua vida, pintou mais de 2.000 fotos.

O programa é completado pelo programa curto Dreamed Japan, Imagens de um mundo flutuante dirigido por Danny Rose e Verse, criação contemporânea de Thomas Vanz para o Studio.

O espaço do Atelier des Lumières era uma antiga fundição que foi fundada em 1835, para atender às necessidades das empresas navais e ferroviárias. Os irmãos Plichon, que vieram de uma família de ferreiros, tornaram-se fundadores durante a Revolução Industrial.

Quatro gerações da família Plichon dirigiram sucessivamente a fundição e o negócio floresceu por cem anos. A crise internacional marcou o fim do negócio, que já enfrentava forte concorrência de empresas de soldagem e forjaria e a fabricação dos primeiros materiais plásticos.

Bruno Monnier, o presidente da Culturespaces, descobriu a antiga fundição fora de uso em 2013. Depois de criar o centro de arte Carrières de Lumières em Les Baux-de-Provence, ele teve a ideia de criar um Centro de Arte Digital em Paris.

Exposição Van Gogh em Paris | França

Informações

Como chegar?
Metrô: linhas 9 (Voltaire, Saint-Ambroise), 3 (Rue Saint-Maur) e 2 (Père Lachaise)
Ônibus: linhas 46 // 56 // 61 // 69

Endereço
38 Rue Saint-Maur, 75011 Paris, França

Horário
O Atelier des Lumières está aberto de segunda a quinta das 10h às 18h. Abertura noturna às sextas-feiras e sábados até às 22:00 e aos domingos até às 19:00.
DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: fechamento da bilheteria às 16h • FIM DE SEMANA: reserva apenas on-line

Valor do ingresso: 14,50 euros

Mais Dicas de Paris?

Confira outras dicas de viagem para França

Descontos Especiais para a sua Viagem

Através dos serviços abaixo você pode economizar na sua viagem. Nós do Fora de Casa ganhamos uma comissão para manter nossas dicas de viagem. Obrigado por ler nossa matéria até aqui! ✌🏼

Reserve os melhores hotéis

O Booking tem a vantagem do CANCELAMENTO GRATUITO e pagamento SEM IOF. Além disso, você pode ver comentários de outros hóspedes antes de reservar.

Hospedagem AIRBNB

Ganhe R$ 130,00 em sua PRIMEIRA hospedagem no AIRBNB! Sinta-se um nativo no local que você visitar!

Ingressos para os EUA

Comprando ingressos na WE PLANN não há cobrança de IOF e você ainda pode parcelar em 6x sem juros ou até 12x no cartão. Não enfrente filas para visitar seus pontos turísticos favoritos.

Seguro Viagem

Ganhe 5% de desconto com o cupom FORADECASA5. O Seguro Viagem é uma forma de prevenção de problemas de saúde para você durante a viagem.

Programa de Milhagens Smiles

Ganhe muitos benefícios e ganhe MILHAS cadastrando-se no Programa Smiles. Viaje de graça com as milhas. Conheça um guia sobre o assunto aqui.

Chip de Internet 3G

Um dos chips 3G de internet e telefonia com maior cobertura. Saiba com internet desde o Brasil, sem precisar comprar no exterior. A EasySim4u tem cobertura nos Estados Unidos e em mais 140 países.

Compartilhe suas Dicas e Experiências Conosco!

25 Comentários

  1. Avatar

    Que dica bacana! Paris tem tanto para oferecer, adoro essas dicas fora do óbvio turístico de lá! Parabéns!

    Responder
  2. Avatar

    Adoro Paris, seus museus e sua arte. Não sabia que eram cerca de 150 museus! Muita coisa mesmo… Estive em Paris pela última vez em 2018 e conheci o Orsay, onde me apaixonei pela obras de Van Gogh. Essa exposição deve ser incrível!

    Responder
  3. Avatar

    Já coloquei no meu roteiro! Estou indo pra Paris e não vou perder a oportunidade de viver essa imersão na obra do mestre Van Gogh. Aposto que a exposição está mesmo emocionante! Obrigada por partilhar

    Responder
    • Fora de Casa

      Vale a pena Klecia!

      Responder
  4. Avatar

    Estou planejando minha ida à Paris e achei esse guia excelente!
    Ver as obras de Van Gogh de perto deve ser uma experiência das mais incriveis!
    Vou ler os demais posts para auxiliar no planejamento 🙂

    Responder
  5. Avatar

    Amo as obras de arte de Van Gogh não sabia que estava acontendo uma exposição do Van Gogh em Paris, quem sabe irei ver.

    Responder
  6. Avatar

    Imagina conjugar uma visita a Paris com essas exposição de Van Gogh, da qual já li maravilhas. Que dia feliz seria.

    Responder
  7. Avatar

    O meu namorado é completamente apaixonado pelas as obras de Van Gogh e até partilhei com ele o seu artigo. Ele adorou!

    Responder
  8. Avatar

    É uma das exposições mais interessantes que já vi… na altura, em S. Petersburgo. Uma fantástica forma de “mergulhar” na obra do génio…

    Responder
  9. Avatar

    Que sonho essa exposição! Nunca fui numa exposição imersiva, a ideia é fascinante, só pela foto me senti parte da obra toda. Acho “Os girassóis” de uma delicadeza ímpar!
    Parabéns, se estivesse em Paris com certeza iria visitar a exposição!

    Responder
    • Fora de Casa

      Vale a pena! É uma experiência única!

      Responder
  10. Avatar

    Nossa que sensacional! Oportunidade ver essa exposição é mesmo única na vida! Van Gogh é um gênio e com certeza enriquece nossos olhos e nossa alma. Bjo, qjo

    Responder
  11. Avatar

    Não sabia que estava tendo uma exposição Van Gogh em Paris! Deve ser incrível ver tudo isso de pertinho. Obrigada por compartilhar um pouquinho com a gente 🙂

    Responder
  12. Avatar

    Oi, tudo bem? Adorei sua dica sobre a exposição imersiva sobre Van Gogh em Paris. Você sabe informar se ela é temporária ou se será um espaço permanente?
    Obrigada,

    Responder
    • Fora de Casa

      Olá Dilma, será até dezembro de 2019!

      Responder
  13. Avatar

    Ah, se eu pudesse pegaria o avião agora mesmo! Paris não precisa de muitos motivos extras para ser visitada, mas esta exposição chama muito!

    Responder
  14. Avatar

    Nossa, queria muito ir nessa exposição, pena que não tenho nenhuma programação de viajar para Paris este ano.

    Responder
  15. Avatar

    Tô impressionada com essa exposição imersiva de Van Gogh! Que incrível! Obrigada por compartilhar

    Responder
  16. Avatar

    Nossa, mas que lindeza! Amei a ideia da exposição. Van Gogh é sempre um luxo. E Paris sempre está transbordando de cultura e arte.

    Responder
  17. Avatar

    Amei a dica!!! Deve ser uma experiência incrível ver a obra de Van Gogh imersiva. Me senti com você lá com a descrição dos detalhes da atração.

    Responder
  18. Avatar

    Que coisa mais linda essa Exposição Van Gogh em Paris! Deve ser uma bela experiência essa exposição imersiva, eu já adoro as obras dele, imagina vê-las projetadas nesse tamanho!

    Responder
    • Fora de Casa

      É linda demais! Tem uma parte do Japão também, confesso que chorei. rs

      Responder
  19. Avatar

    Amei e me emocionei

    Até quando posso reservar
    Estou entre dias 8
    9 e 10/08

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *