6 destinos da América do Sul para viajar no Carnaval

Destinos da América do Sul

Ano passado viajamos para o Chile no Carnaval e foi uma das viagens mais bacanas que fizemos. Esse período é ótimo para tirar umas férias e, como a data de 2015 é dia 17 de fevereiro, dá para fazer um bom passeio de aproximadamente 9 dias – que é um período ótimo para fazer viagens longas.

Se você, como nós, quer viajar também no Carnaval, separamos os melhores destinos da América do Sul, tentando fugir um pouco do óbvio na hora de escolher o destino.

1) Cartagena, na Colômbia

Cartagena, ou Cartagena das Índias, é a 5ª maior cidade da Colômbia. Quer sol e praia fora do Brasil? Vá para Cartagena! A cidade colombiana é cheia de muralhas (8 km), herdadas da época do período colonial espanhol.

O local é colorido e simpático, banhado pelo mar do Caribe, um verdadeiro paraíso. Além da arquitetura, possui uma rica gastronomia, caracterizada por pratos como Arepa (um prato de massa de pão feito com milho moído ou com farinha de milho), Tamal (massa feita à base de milho com recheio de carne, queijo, frutas, legumes ou pimenta) e Lechona (prato com carne de porco, ervilhas, cebola, arroz e especiarias).

cartagena-colombia

Uma beleza natural que abriga a casa do escritor Gabriel García Márquez e possui praias tranquilas para relaxar. A cidade tem a área moderna e histórica. Você pode caminhar pela muralha e ver a cidade de cima, com uma bela vista.

As melhores praias estão localizadas em Barú, Ilhas do Rosário e San Bernardo. É um dos locais mais seguros do país e, por isso, destino de navios de cruzeiro.

Algumas das atrações da cidade são: Cidade Murada, Isla Mucura, Castelo de San Felipe de Barajas, Veleros Colombia, Catedral de San Pedro Claver, Plaza de San Diego, Islas del Rosario e Convento La Popa de la Galera.

Dicas para Cartagena – Colômbia:

• É uma cidade para andar e explorar à pé

• É bem quente

• Cavalos servem de táxi na região

• Experimente uma piña colada colombiana

• Cartagena é uma cidade musical representada pelo merengue, salsa e música cubana

2) Região de Magalhães – Patagônia Chilena

Lá se encontra o famoso Parque Nacional Torres del Paine, com suas cadeias montanhosas, as Torres del Paine e os Cuernos del Paine. A natureza glacial é um dos atrativos do parque, que possui também lagos, rios e cascatas. Os viajantes aventureiros costumam acampar na área delimitada pelos guardas florestais. Por incrível que pareça, isso ajuda a preservação do parque, contra incêndios e depredação.

Se prepare para fazer as trilhas do parque, com as paisagens mais belas de fundo. A trilha até a base das torres dura em média 7 horas e possui 19km. Há ainda a opção de van ou à cavalo, mas não tem a mesma graça. Apesar de parecer, o parque não se encontra em alta altitude.

torre-del-paine-chile

As duas cidades próximas do parque são Puerto Natales e Punta Arenas.

O que fazer em Puerto Natales? Visitar Torres del Paine, conhecer a Plaza a los vientos, visitar a Cueva del Milodon, ver a Estatua de la Mano, rezar na Paroquia Maria Auxiliadora.

O que fazer em Punta Arenas? Visitar a Praça de Armas Muñoz Gamero, vá ao Museu Regional de Magalhães, visite Lakutaia Lodge. Sabia que Punta Arenas é um local onde existe comércio de produtos livre de impostos (zona franca)? Aproveite para fazer suas compras.

3) Ushuaia, Argentina

Conhecida como a cidade do fim do mundo, Ushuaia está localizada na Ilha da Terra do Fogo, na Argentina. Esse nome vem do período em que navegadores estrangeiros chegavam no canal e avistavam as fumaças das fogueiras dos povos argentinos.

Podia ser facilmente cenário de séries como Game of Thrones. Possui uma paisagem fantástica, com bosques, montanhas, rios e lagos. É uma das cidades mais frias da Argentina (as temperaturas não chegam aos 10ºC) e encontra-se entre o Canal de Beagle e a Cordilheira dos Andes.

ushuaia-argentina

Alguns lugares para você visitar em Ushuaia na Argentina: Canal de Beagle, Farol Les Eclaireus, Parque Nacional da Terra do Fogo, Laguna Esmeralda, Museo Maritimo de Ushuaia, Trem do Fim do Mundo, Cerro Castor, Mirador de Lagos Escondido y Fagnano.

Algumas atividades esportivas no local são: trekking, pesca, canoísmo e ciclismo. Um ótimo passeio para quem deseja ver a natureza selvagem, as colônias de pinguins e mamíferos marinhos e neve/frio.

O Ushuaia também é um bom destino para compras, já que a cidade é livre de impostos. Aproveite para provar a gastronomia caracterizada por peixes e frutos do mar acompanhado de um delicioso vinho argentino.

4) Deserto de Atacama, Chile

Já falamos aqui do fantástico Deserto do Atacama, que é um dos mais secos do mundo. Com uma paisagem de tirar o fôlego, é um dos lugares que estão nos destinos preferidos dos brasileiros que gostam de aventura. Para chegar, você deve comprar uma passagem para o aeroporto da cidade de Calama e indica-se ficar em São Pedro do Atacama, cidade a 102 km.

deserto-atacama

Quem viaja para o Deserto do Atacama, nunca mais esquece as paisagens desérticas, com lagoas de sal, com a beleza da Cordilheira dos Andes, com campos geotérmicos e os banhos termais, para os mais corajosos mesmo com o frio em determinadas épocas do ano. Queria flutuar no Mar Morto mas não quer viajar tão longe? A Laguna Cejar tem o mesmo efeito, de deixar o seu corpo boiando por causa da alta concentração de sal da água.

Mais do que paisagens fantásticas, experiências sem igual vão te aguardar no Deserto do Atacama. Você pode fazer o tour astronômico e observar as estrelas e até planetas com a ajuda de um telescópio.

5) Salar de Uyuni e Laguna Verde, Bolívia

Quem está no Deserto do Atacama pode dar uma esticada na Bolívia e visitar os incríveis Salar de Uyuni e Laguna Verde.

No Salar de Uyuni, se você for na época das chuvas, pode ver o efeito que dá o reflexo das águas na paisagem. Prepare-se para o frio, pois venta bastante, mesmo com sol. Alguns albergues são feitos de sal, é uma experiência interessante ficar hospedado neles.

bolivia

Banheiros também são artigos de luxo, vá preparado. O Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados e fica perto da Cordilheira dos Andes e em uma altitude de 3.656 metros acima do nível médio do mar.

Já a Laguna Verde está localizada na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, fica nos pés do vulcão Licancabur e possui uma coloração verde esmeralda, devido as altas concentrações de minerais como magnésio, cálcio, chumbo e arsênico em suas águas.

Doida para fazer os passeios de 2, 3 ou 4 dias! Apesar do perrengue que alguns viajantes disseram ter (banho frio, comida sem graça, frio, falta de banheiro ou banheiro sujo) parece ser bem interessante. Pelo que eu vi vale a pena perder um tempo escolhendo a agência de viagem que fazem os passeios, de acordo com viajantes que já fizeram o trajeto.

6) Baños – Equador

Gosta de aventura? Então você já encontrou o seu destino: Baños, uma cidade que fica na parte central do Equador. Segundo o Wikipedia, “é conhecida como o “Portão para a Amazônia”, por estar localizada às margens do rio Pastaza na bacia do rio Amazonas.”

banos-equador

A cidade não tem esse nome por acaso, ela é conhecida pelas fontes hidrotermais de água mineral que são aquecidas pelo vulcão. A mais fácil de visitar, segundo o Tripadvisor é a Las Piscinas de la Virgen. Fica localizada nos pés do vulcão Tungurahua. A cidade possui trilhas para ciclismo, locais para trekking e outros esportes de aventura.

Alguns locais interessantes são: Ruta de las cascadas, Zoologico de San Martin, Igreja Nossa Senhora da Água Santa, Balanço do Fim do Mundo.

3 Comentários

  1. Elton

    Otimas dicas! vou a colombia em março estudar e ficarei uns 2 meses e to louco pra conhecer Cartagena e San Andres! Como ta a relacao do cambio na cidade? ta valendo levar dolares e trocar la? Abs

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar