Um passeio no Zoológico Nacional de Santiago do Chile

Zoológicos costumam ser muito polêmicos, nem todo mundo gosta. Porém, zoológicos sérios tem uma importante função na sociedade, são bancos genéticos de espécies, que muitas vezes já não existem mais na natureza, alguns realizam trabalhos de reabilitação de fauna, assim como tem o importante papel de educação ambiental.

Nós já trabalhamos em zoológico, assim como em centro de reabilitação, e sabemos como profissionais da área, que existem zoológicos e zoológicos, alguns são ótimos, porém, outros deveriam já estar fechados.

Como um casal que adora viajar e ama os animais, por onde passamos, sempre que possível, procuramos visitar os zoológicos locais. Todavia, evitamos zoológicos que têm uma proposta da qual não concordamos, como o de Lujan, na Argentina.

zoologico-santiago-chile1

O Zoológico Nacional de Santiago do Chile, é um zoológico de tamanho mediano, localizado no Parque Metropolitano (Parquemet) de Santiago. É possível chegar ao zoo através do Funicular, por uma escadaria, de carro ou de bicicleta, através de uma ladeira que chega até a porta do zoo.

Este foi o primeiro zoológico, feito em uma montanha, que já visitamos. Ele é todo em níveis diferentes, você entra por baixo e vai subindo as ladeiras. Para os mais preguiçosos, tem que ter um pouquinho de disposição. Até porque, no verão, o sol é muito forte!

Mas o fato de ser em uma montanha, proporcionava uma experiência muito interessante, a de ver os animais por diferentes ângulos, sendo possível ver o animal no nível da rua, ou pela rua de cima, tem uma visão mais ampla. Um bom exemplo, é o recinto da girafa, onde é possível vê-la se alimentar de pertinho, assim como é possível vê-la por baixo.

zoologico-santiago-chile-rj

Logo de cara se percebe que o zoológico é muito bem organizado, limpo e bem sinalizado. Alguns recintos são pequenos, porém, nada é perfeito, mas muitos animais tinham ponto de fuga, o que é extremamente importante. Estes pontos são os locais onde os animais se refugiam quando estão estressados, ou não querem se mostrar.

Entretanto alguns recintos possuem guarda-corpos muito baixos, o que não é adequado, pois permite um contato muito próximo entre os visitantes e os animais, o que não é desejável.

Vários recintos eram projetados e decorados de acordo com o habitat natural da espécie exposta. O que é o correto, já que o zoológico tem a função de educar, e não só de exibir. Um detalhe que chamou a nossa atenção, foi que muitos dos animais que estavam expostos, eram da região ou da América do Sul.

zoologico-visitando-chile

leao-marinho-zoo-chile

Se você quiser fazer um passeio em um zoológico bacana e que não tomará muito tempo de sua viagem, o Zoológico Nacional de Santiago do Chile é uma ótima escolha.

Vale a pena, será um passeio rápido, em um bairro cheio de bons restaurantes e do lado da casa de Pablo Neruda, La Chascona, outra ótima dica de Santiago de Chile!

zoologico-visitando-chile-pinguim

Endereço:

Pío Nono 289, Santiago, Región Metropolitana, Chile

Site oficial:

www.parquemet.cl/zoologico-nacional

maira-oswaldo
Guest post por Oswaldo Maciel, Biólogo Marinho, Mestre em Oceanografia e Maíra Cardoso, Médica Veterinária, Mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente – dois fofos amigos e companheiros da viagem ao Chile

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar