Turismo no Panamá - 10 dicas para você seguir

Dicas de turismo no Panamá

A origem mais popular do nome Panamá é “abundância de peixes, árvores e borboletas”. A floresta do Panamá é abundante de plantas, animais e pássaros tropicais. É um país de beleza estonteante, para você com certeza marcar no mapa para as suas próximas férias (ou escapada).

O país fica no istmo que liga a América do Sul à América Central e possui a 2ª maior economia da América Central. O clima é tropical, quente e úmido, com noites fresquinhas.

Estilo musical

O estilo de música popular do país é o Reggaeton, surgido em 1977. Outros ritmos que podem ser ouvido bastante no país são: Salsa, Bachata e Merengue. Outros estilos hispânicos e latinos podem ser ouvidos, bem como caribenhos.

Moeda

A moeda do país é a Balboa. Não existem notas. O turista utiliza dólar e tem ampla aceitação de cartão de crédito.

Clima

O clima é tropical. As chuvas mais intensas caem entre março e setembro.

Transporte

Os táxis no Panamá não tem taxímetro, então, combine o preço com o motorista antes.

10 lugares imperdíveis para visitar no Panamá

1) Canal do Panamá – Panamá

canal-do-panama

Construído há 100 anos, ele é um elevador de água, que leva os navios do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico. As reclusas tem altura de um edifício de 7 andares. Um ótimo passeio para quem gosta de observar obras gigantes de perto. A Sociedade Americana de Engenheiros Civis classificou o Canal do Panamá como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Localizado no lado leste das eclusas de Miraflores, o Centro de Visitantes é o lugar ideal para observar as operações do Canal. Possui grandes varandas de onde os visitantes podem apreciar quando se abrem e fecham as comportas das eclusas, à medida que, as embarcações iniciam ou terminam o seu trânsito pelo Canal.

Como visitar? Para não residentes adultos, o valor do ingresso é 15 dólares. Para crianças, 10 dólares. Funciona de segunda a Domingo, incluindo feriados das 9:00 as 17:00 horas.

Dúvidas? cvm@pancanal.com

2) Cidade do Panamá – Panamá

cidade-panama

A cidade do Panamá é conhecida como a “Dubai” da América Latina. Com o crescente boom imobiliário e o investimento no turismo, os panamenhos estão otimistas com a cidade, que possui uma ótima estrutura de hotéis e restaurantes. Existe incentivo para o turista que vai para as ilhas do Caribe dar um pulinho no Panamá – o governo oferece seguro médico grátis por trinta dias, já no aeroporto.

A cidade é envolta por uma cinta costera – um parque com calçadão de tábuas que acompanha a orla marítima da Cidade do Panamá, é ótima para andar de bicicleta, correr ou andar de patins.

3) Praia Las Lajas – Panamá

praia-panama

Não é a mais bonita do país, mas a água tem temperatura perfeita e tem as ondas na medida certa para quem pratica bodysurf, apesar de ter um pouco de corrente. A praia de Las Lajas é ideal para nadar e você pode andar por toda vida pelo local pois possuí mais de 13km de extensão. Existem restaurantes baratos e rústicos no fim da praia mas o ideal é levar um lanche.

4) Cultura indígena – Panamá

panama-cultura-indigena

panama-artesanato

O Panamá tem uma rica cultura indígena, que formam 8% do total da população do Panamá. Existem aproximadamente 9 tribos, que se classificam em 7 tipos de cultura. São os Kunas, Ngobe, Buglé, Emberá, Wounaan, Talamanca, Bokotas, Teribes e Cricamola.

Aproveite para prestigiar a cultura local, com os artesanatos coloridos dos panamenhos.

5) Casco viejo – Panamá

casco-viejo

O bairro é Patrimônio Mundial da UNESCO, com seus prédios históricos. Contém uma mistura arquitetônica européia e americana, com muitos cafés, lojas e bares e o Teatro Nacional do Panamá. É o segundo lugar mais visitado depois do Canal do Panamá. Hoje, Casco Viejo é um ambiente que mistura antigo e novo, local e estrangeiro.

Alguns lugares para visitar: Igreja de Santo Domingo, Museu do Canal do Panamá, Museu de história do Panamá, Casa Museu Endara, Mercado de Mariscos, Parque Bolivar, Plaza de Francia, Plaza Herrera, Plaza de La Independencia.

Descontos e dicas de turismo: http://www.cascoviejo.org/

6) Gatun Lake – Panamá

Gatun_Lake_Panama

O Gatun Lake é um lago artificial no sul do Colón, Panamá. Ele forma a maior parte do Canal do Panamá. Quem visita diz que a visão do Gatun Lake é melhor e mais próxima para ver as eclusas do Canal do Panamá do que na saída para o Pacífico que fica na cidade do Panamá.

Envolta em florestas e pequenas ilhas, a beleza de passear pelo Gatun Lake é ver de perto a natureza da floresta tropical do Panamá. Esse local está cercado por um parque protegido, onde os turistas podem fazer arvorismo e descer na tirolesa. Passeios turísticos de barco podem incluir atividades em contato com a natureza, como pesca e caminhada, por exemplo.

7) Parque Nacional Coiba

Coiba-Panama

A ilha de Coiba é a maior ilha da América Central. Fica a 25 minutos de vôo da cidade do Panamá. Nesse paraíso tropical você pode ver de perto as baleias jubarte e seus filhotes, além de tartarugas e peixes coloridos a poucos metros de profundidade. A contato com a natureza local e as águas limpas e claras são os principais atrativos da ilha.

Pela Coiba Dive Center, você pode mergulhar na região. Para passear pelo parque você paga uma taxa de 20 dólares, dinheiro que é investido na preservação do local. Tire umas horas para caminhar pela ilha à pé.

8) Parque Nacional Darién

Foto: Jean-Marc (JMD) Duchesne

Foto: Jean-Marc (JMD) Duchesne

O Parque Nacional Darien possui uma enorme variedade de habitats – praias arenosas, costões rochosos, manguezais, pântanos e terras baixas e florestas tropicais de terras altas com notável vida selvagem. Duas tribos indígenas vivem no parque. Considerada uma das florestas mais intocadas do mundo. Possui alta umidade, local para caminhadas intensas e indicado para quem quer completo isolamento do mundo.

9) Arquipélago de San Blas

san-blas-panama

Também conhecido como o arquipélago das mulatas, o Arquipélago de San Blas é um dos destinos turísticos mais bonitos do Panamá. Conhecido por suas praias de areia branca e águas transparentes. Outra atração é a arte e a cultura dos indígenas Kuna Yala, famosos pela arte decorativa.

O trajeto até as ilhas do Arquipélago de San Blas pode ser feito de carro a partir da Cidade do Panamá, até o porto dos índios Kuna Yala. Partindo de lá, você pode visitar as demais ilhas particulares da região.

10) Bocas del Toro

isla-colon-bocas-del-toro

Bocas del Toro possui uma atmosfera particular e primitiva, daqueles que querem se isolar do mundo. Lugar ideal para mergulhar e praticar snorkel e apreciar a beleza natural do Panamá. Aproveite para ver um belíssimo pôr-do-sol no local.

5 Comentários

  1. Campelo

    Gostei muito das informações sobre o Panamá.

    Responder
  2. MARIA CLEYDE DE ALMEIDA LEITE

    PRETENDO VISITAR ESSE LINDO PAIS.

    Responder
  3. Ana Maria Carvalho de Oliveira

    muito bom oroteiro

    Responder
  4. Sueli

    Wgostei do site, mas ajudaria muito se houvesse informações quanto às distâncias entre os pontos turísticos e a cidade de Panamá, bem como os meios de acesso.

    Responder
  5. Zizelia

    tive o prazer de passar um dia no Panamá e uma cidade maravilhosa!uma noite espetacular a vista de cima à noite é encantadora.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar