Guia Rio de Janeiro - Centro do Rio

Guia Rio de Janeiro – Dicas de passeio no Centro do RJ – Sábado

 

Um ótimo passeio de sábado no Rio de Janeiro é explorar o Centro da capital. Hoje, tivemos uma reunião com 2 clientes no Rio de Janeiro, e aproveitamos para fazer um programa de “turista” mas que todo nativo deveria fazer, porque é uma delícia de passeio.

Bom, como eu sou de Niterói, a travessia sempre começa pelas Barcas. Mudando de assunto, os turistas estrangeiros já estão querendo conhecer nossa cidade, só semana passada vi 3 grupos de diferentes nacionalidades aqui. Niterói é um lugar ótimo de conhecer também, mais para frente vou fazer alguns roteiros daqui também. No sábado, a travessia é de 30 em 30 minutos.

1ª PARADA – FEIRA DE ANTIGUIDADES DA PRAÇA XV

dica-passeio-no-rj

A feira de antiguidades é o lugar para você garimpar peças de decoração, acessórios vintage, revistas antigas, móveis para reforma. A feira termina 14 hs, então o melhor horário para visitar é na parte da manhã. A feira não tem apenas produtos antigos, mas novos também. Existe, por exemplo, uma barraquinha para colecionadores de toy arts e bonecos diversos. Quem gosta de fotografia também vai ficar fascinado pela tenda que tem desde máquinas de fotografar mais antigas até as novas. É o melhor local para tirar dúvidas e pechinchar lentes.

Como qualquer feira livre, nunca aceite o primeiro preço oferecido. Tente sempre pechinchar! Quase sempre dá certo. Uma vez, compramos uma máquina de escrever laranja vintage por R$ 25,00 e alguns quadros antigos (3 unidades) por R$ 10,00.

garimpos-praca-xv

2ª PARADA – CENTRO CULTURAL PAÇO IMPERIAL

Perto, existe o Centro Cultural Paço Imperial, que fora construído em 1743, para abrigar as sedes dos governos do Reinado e do Império. O espaço detém uma arquitetura única, e desde a sua restauração, na década de 80, se transformou
em um Centro de Exposições e Eventos que preserva a sua memória histórica.

As salas do local estão abertas permanentemente para exposições de artes plásticas, eventos teatrais e concertos musicais.

Descendo em direção a Rua da Assembléia, tem a charmosa livraria e café Arlequim, que tem um catálogo amplo de CDs, DVDs, LPs e livros. Lá também tem eventos culturais interessantes, fique de olho na programação aqui.

3ª PARADA – LOJA GRANADO

loja-granado

Quando você pensa em granado, logo vem a mente sabonete de glicerina, aquele que tinha na casa da avó. A farmácia foi fundada em 1870. Em 2005, houve uma grande reviravolta na marca, que foi revitalizada e ganhou design moderninho, com cores fortes e embalagens belíssimas, que dão vontade de ter em casa.

Endereço

Rua Primeiro de Março, 16
Centro – RJ
Tel: (21) 3231-6746 / (21) 3231-6747
Sábado: 10h às 14h

4ª PARADA – ARCO DO TELES E ALMOÇO

roteiro-rj-arco-do-teles

Nesse dia específico que fomos, como a reunião de trabalho terminou tarde, chegamos no local 14:00. Entrando pelo Arco do Teles existem vários restaurantes charmosos localizados nos sobrados antigos – uma graça! Vale a pena experimentar almoçar lá, que sempre tem um grupo de chorinho como acompanhante. A feijoada é o prato principal da maioria dos estabelecimentos. Hoje provamos a do restaurante Adelos.

O lugar é bem espaçoso e recomendo nas mesinhas fora do restaurante para ver a vida passar, ouvir o chorinho e sentir um pouco o ar do Rio de Janeiro. O atendimento é atencioso, a feijoada vem rápido (nós estávamos morrendo de fome rs) e tem a nossa cerveja preferida: Malzbier, além do chopp preto delicioso da Brahma.

O valor da feijoada é 1 pessoa – 34 reais e 2 pessoas – 66 reais. Bem servida, saímos de lá quase morrendo de tanta comida rs Dá para três pessoas fácil – menos os acompanhamentos – tivemos que pedir mais 1 arroz para terminar. Como a semana de trabalho foi cansativa, demos uma relaxada. Mesmo mortos de cansados (depois de uma feijoada, nada melhor que um bom cochilo rs) fomos em direção a nossa última parada do passeio. Quem está passeando com certeza tem pique para fazer mais atividades, até para render a viagem!

Endereço

Rua do Mercado, 51
Centro – RJ
Tel: (21) 2516-1734

5ª PARADA – CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

passeio-no-ccbb
O Centro Cultural Banco do Brasil é o lugar mais queridinho do carioca relacionado ao cenário cultural. Sua localização central é ótima para quem vem da Zona Sul, Zona Norte ou Niterói. Exposições nacionais e internacionais são feitas no espaço, que tem uma arquitetura fantástica – Basta entrar no local da rotunda (espaço central, com uma cúpula com vidro para entrada de luz natural) para ficar maravilhado com o local.

Pois bem, todos os detalhes do Centro Cultural tem detalhes riquíssimos. Quando for subir para as exposições nos andares, vá pelo chique elevador antigo, todo espelhado.

A exposição que estava lá era a do artista Chinês Cai Guo-Qiang, que fica no CCBB até dia 23 de setembro. Já na entrada – a famosa rotunda que eu havia falado acima – tem um porta-aviões de 25 metros de comprimento – erguido verticalmente rodeado de submarinos, aviões, helicópteros e discos-voadores. É uma homenagem do artista aos inventores amadores chineses.

No 1º andar, existem os robôs criados pelo artistas, vídeos em que ele apoia os inventores amadores, mostras com fogos de artifícios pelo mundo todo, desenhos feitos de pólvora, vídeos transmitidos em pipas. É um artista realmente impressionante. De hora em hora os robôs são ligados, então tente ir nesse período, porque é muito interessante ver que as criações realmente funcionam.

Endereço

Rua Primeiro de Março, 66
Centro – RJ
Tel: (21) 3808-2020


Visualizar Roteiro sábado – Centro do Rio em um mapa maior

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar