Nova York de Woody Allen

Conheça a Nova York de Woody Allen

Nova York de Woody Allen – a cidade invariavelmente é Woody Allen. Confesso que comecei a apreciar o cinema de Woody de trás para frente, com os filmes mais novos como “Meia Noite em Paris”, “Match Point”, “Vicky Cristina Barcelona” e “Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos”. Depois fui descobrindo “Annie Hall”, “Manhattan”, “A Rosa Púrpura do Cairo”.

A câmera de Woody passeia por cada cidade-cenário de seus filmes embalados com ritmos de jazz inebriantes, dando o clima perfeito para se apaixonar de verdade pelas cidades em que ele filma: Nova York, Roma, Barcelona, Londres…

Mas apesar de divagar pela Europa, Nova York é a cidade que o cineasta mais homenageou em seus filmes. Se você é louco para ir em NY, a culpa é de Woody Allen. Ele conseguiu romancear mesmo uma cidade caótica como Nova York. Claro que além do caos tem a beleza do Central Parque, a gama gastronômica intercultural, a movimentada de turistas Times Square, entre outros pontos importantes. A verdade é uma só: A Nova York de Woody Allen é especial.

Vamos passear por alguns pontos da Nova York de Woody Allen:

 

1) Queensboro Bridge – Filme: Manhattan

 

Nova York de Woody Allen

Manhattan é uma ode a cidade de Nova York, com uma das mais belas fotografia dos filmes de Woody Allen. O filme, mesmo filmado em preto e branco, traz o charme da cidade nos anos 70, com toques de jazz e música clássica muito bem escolhidos ao fundo. Não tem como não se apaixonar por Nova York depois de ver o filme.

Uma das mais famosas cenas de Woody Allen e no pé da Queensboro Bridge, no filme Manhattan. Também conhecida como 59th Street Bridge. A ponte possui dois andares para o tráfego de veículos e faz a conexão da ilha de Manhattan ao bairro do Queens.

Os personagens estão sentados em um banco do Sutton Place Park no fim da 57th Street. A filmagem icônica aconteceu às 5 da manhã. A ponte tinha luzes em volta dela, que eram controlados com um timer. Quando o sol nascia, as luzes se apagavam. Para as filmagens, foi feito um acordo para as luzes ficarem acessas até o final das filmagens.

No parque há uma estátua de Javali, conhecida como Porcellino, que é uma réplica do javali de bronze concluída em 1634 pelo escultor renascentista Pietro Tacca, que fica em Florença, na Itália.

O local é uma bonita área residencial, boa para andar e ver a arquitetura com tranquilidade. Não possui muitos restaurantes e bares.

A romântica Nova York de Woody Allen está aqui.

Para ir pegue o metrô Lexington / 53 st – Linhas “E” (azul) e “M” (laranja).

 

2) Battery Park – Filme: Tudo pode dar certo

 

Battery Park Nova York

Localizado no Sul de Manhattan, o Battery Park é o local para que vai para a ilha da Estátua da Liberdade ou vai pegar a barca de Staten Island. Ambiente ao ar livre arborizado e ótimo para caminhadas. Nas áreas gramadas, as pessoas tomam sol e fazem picnics. O parque tem esse nome por causa da bateria de armas que continha para proteger a ilha de invasores.

Vá para ver uma vista fantástica do rio Hudson. Em dias de sol, possui um belíssimo pôr-do-sol. Se você não quer enfrentar as enormes filas para ir na Ilha da Liberdade, pegue a barca de graça para Staten Island e veja a estátua mais de perto.

Possui uma escultura em memória às vítimas do ataque terrorista do 11 de setembro, chamado “The Sphere” e uma chama eterna junto a ela. O objeto ficava no Austin J. Tobin Plaza, uma área no meio das Torres Gêmeas. Possui também memoriais militares, como da Segunda Guerra Mundial, o “East Coast Memorial” e a escultura “The American Merchant Mariners”.

O outro lado mais desconhecido da Nova York de Woody Allen está aqui.

 

3) Bow Bridge no Central Park – Filme: Melinda e Melinda

 

Central Park NY

Visitar o Central Park é quase uma missão. Antes de começar, você deve analisar o que deseja conhecer do parque. A Box Bridge é a primeira ponte de ferro fundido do parque e lembra o arco de um arqueiro ou violinista. É um dos locais mais românticos do local.

Fica no meio do parque na 74th Street. É possível alugar barcos a remo para um passeio no lago de 10 da manhã às 18 da tarde. O valor é de 15 dólares por hora (pagamento em dinheiro) e 3 dólares por cada 15 minutos adicionais. Cada barco possui lugar para até 4 pessoas. Você pode alugar uma gôndola também, que dá para 6 pessoas, por 30 dólares meia hora.

O lado de encontros e desencontros da Nova York de Woody Allen está aqui.

 

4) Cinema Village – Filme: Melinda e Melinda

 

Cinema Village NY

Construído em 1963, o Cinema Village é o mais antigo cinema de arte em operação em Greenwich Village. O cinema é referência de muitos diretores atuais de cinema.

Ficou conhecido por criar festivais de filme de Hong Kong no começo dos anos 90, com a presença de Michele Yeoh, Chow Yun Fat, Wong Kar Wai e Peter Chan.

Hoje o cinema foi reformado e as salas foram ampliadas, proporcionando a diversificação da programação do local e facilitando o prolongamento de sessões de filmes com boa audiência.

É muito bom curtir aquele velho e bom cinema de bairro, daqueles que sumiram da sua cidade.

O lado clássico da Nova York de Woody Allen está aqui.

 

5) John’s Pizzeria – Filme: Manhattan

 

John's Pizzeria NY

A massa da pizzaria, segundo clientes, é fininha e crocante. O que se destaca é o molho de tomate. O preço é justo pelo tamanho da pizza. Só aceita pagamento em dinheiro. A pizzaria tem as paredes originais que eram rabiscadas pelos clientes. Um local bem rústico e simples, para viajantes sem frescura.

Fica na 278 Bleeker street, no bairro Greenwich Village.

A gastronomia da Nova York de Woody Allen.

 

6) Pastis – Filme: Melinda e Melinda

 

Pastis NY

O Pastis é um daqueles restaurantes charmosos, com cara de bistrô francês. Mesas pequenas, varandas, objetos retrôs na decoração, luzes vintage. O restaurante das celebridades e pessoas descoladas de Nova York. A Liv Tyler se casou lá. Possui cardápio enxuto e o valor da refeição é mais alto, de R$ 80 a R$ 120.

No domingo tem brunch. Faça reserva antes, pois corre o risco de não encontrar mesa. Está localizado no Meatpacking District. No momento está fechado para reformas e deve abrir em meados de 2015.

Woody Allen Nova York

Bistrô francês na Nova York de Woody Allen, você encontra aqui.

Bônus track: Quer encontrar Woody Allen em Nova York?

É possível ver o diretor/ator no Cafe Carlyle tocando com a the Eddy Davis New Orleans Jazz Band. Mais inspirados, impossível. Ele toca todas as segundas-feiras às 8:45 da noite.

Você pode comprar os ingressos, clicando aqui.

Para ler, ouvindo:

Dica de NY

• Onde comer em Nova York? Clique aqui e monte seu roteiro gastronômico.
• Saiba como é o Outono em NY, clicando aqui.
• Vale a pena tomar um drink no The Standard, saiba por que clicando aqui.

2 Comentários

  1. Carla Boechat

    Adorei!!! Amo os filmes de Wood Allen também!

    Responder
    • foradecasa

      Adoro tmb! Fui a NY e nao fiz o roteiro, mas deixei para a proxima! Mais um motivo para voltar!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar