Lojas com artigos retrô/vintage em Nova York

Conheça lojas retrô/vintage em Nova York

Você sabe a diferença entre vintage e retrô? O vintage é um artigo genuinamente antigo. Já o retrô são peças novas inspiradas no vintage. A moda trouxe de volta alguns objetos vintage como máquinas de escrever, neon, carimbos, vitrolas. Artistas como She and Him, Regina Spektor, Radiohead, entre outros lançaram álbuns em LP. Séries americanas visitam o passado, como Mad Men, Pam Am e The Playboy Club. Nós particularmente gostamos dessa onda nostálgica.

Pesquisamos então lojas com artigos retrôs e vintages em Nova York, para quem sabe, dar uma passadinha lá para olhar!

1) Let there be Neon

neon-letreiros-em-nova-york
Fotos: Ideias de fim de semana

O New York Times perguntou ao dono da loja “Let there be neon”, Jeff Friedman de 54 anos, se o neon iria morrer. Ele disse que não, porque as pessoas que entram na loja sempre dizem para ele: “Eu queria ter um sinal de neon em casa”. Provavelmente é isso que eu diria a ele. De uns tempos para cá, tenho visto muitos sinais de neon super criativos em decoração. O que me fez pensar em ter um em casa. Mas onde achar?

neon-em-nova-york

A loja é uma das poucas que sobreviveu em Nova York e curiosamente fez um sinal de neon em formato de martini para a série “Sex and The City”. O paraíso dos neons fica na 38 White Street, no bairro de Tribeca, e tem objetos de todos os tipos, tamanhos e cores espalhados pela loja.

Endereço

38 White Street
New York, NY 10013
(entre Church St e Broadway)

Site oficial

www.lettherebeneon.com

2) Casey Design Rubber Stamp

carimbos-nyc

Os carimbos são outros objetos recentemente reinventados para estampar cartas e convites de festa, por exemplo. Hoje, o movimento “Faça você mesmo” incentiva o uso de produtos feitos de forma manual e artesanal. Na loja, que existe desde os anos 80, os carimbos de John Casey vão do chão até o teto. Você pode pedir seu projeto personalizado, que fica pronto em até 2 dias. A Casey Design Rubber Stamp é uma loja criativa que proporciona um ar vintage em um mundo moderno.

Endereço

322 East 11th Street
(Entre a Primeira e a Segunda avenidas)
New York, NY 10003

Site oficial

www.caseyrubberstamps.com

3) Permanent Records

loja-discos-de-vinil

Você que retirou a sua vitrola vintage da aposentadoria ou comprou uma retrô novinha, se for para o (amado) Brooklyn, passe na Permanent Records, que tem uma grande variedade de discos de vinil. A loja ainda faz promoções com caixas de LPs de graça de vez em quando!

Endereço

181 FRANKLIN ST
Brooklyn

Site oficial

www.permanentrecords.info

4) Whisk

acessorios-retro-vintage-nyc

Acessórios para os cozinheiros de plantão. Inúmeras fôrmas, acessórios de cozinha, garrafas artísticas, batedeiras com cara de anos 50. A loja, que possui filiais no Brooklyn e Manhattan, tem exatamente o que você precisa para fazer doces com o maior charme, oferecendo produtos difíceis de encontrar em outros lugares. No dia a dia, cozinhar acaba sendo um tormento. Mas no final de semana, dá vontade de fazer algo diferente. Deu vontade de dar um pulinho lá para comprar um acessório que dá uma forma diferente a um bolo ou cupcake. Lá tem a famosa batedeira Stand Mixer, da Kitchen Aid, uma graça, que aqui custa mil reais. O que tem de linda, tem de cara. 🙁   Dá mais gosto de ir para a cozinhar experimentar pratos diferentes.

Endereço

933 Broadway
New York, NY 10010
(entre 21st St e 22nd St)

Site oficial

www.whisknyc.com

5) Impossible Project

polaroid-nova-york

Quem tem a fotografia como hobby vai amar essa loja, especializada em Polaroid. Florian Kaps e André Bosman fundaram a loja em 2008, depois de comprarem a última fábrica do mundo de filmes instantâneos para Polaroid. O projeto começou com 10 dos melhores ex-funcionários da marca que compartilhavam a mesma paixão pela arte de fotografar.

Então, eles continuaram a inventar e produzir novos materiais de filmes instantâneos para as câmeras tradicionais da Polaroid. Estou doida para visitá-la em outubro 🙂 Nós gostamos de fotografia analógica e digital. A analógica é como um laboratório de experimentos, você tem que ter paciência e praticar bastante. Depois compramos uma Canon t3i, que dá para trocar a lente, bem mais legal, porque a lente faz toda a diferença na foto!

Endereço

425 Broadway, 5th Floor
New York, NY 10013
(Entre Howard St e Canal St)

Site oficial

www.shop.the-impossible-project.com

6) Taschen Shop

taschen-livros

Taschen é a editora de livros de arte e cultura mais bacana que existe. A missão da empresa é publicar livros com ótima qualidade editorial a preços acessíveis. Aqui no Rio, ficamos “namorando” os livros na Livraria da Travessa. Cada um mais interessante do que o outro. Existem livros sobre cinema (dos anos 50, anos 60, anos 70 e por aí vai), livros de design, livros de fotografia…As capas são altamente criativas e o recheio dos livros interessantíssimos. Aproveite que livros são isentos de impostos, mas cuidado para a mala não ficar pesada demais.

Endereço

107 Greene Street
New York, NY 10012
(entre Prince St e Spring St)

Site oficial

www.taschen.com

1 Comentário

  1. Thaís Freitas

    Ai, que máximo essas lojas! Fiquei querendo muito um sinal de neon pra botar na entrada da minha casa!!! haha

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar