Livro "O Guia do Viajante do Caminho de Santiago"

Guia Caminho de Santiago

guia-caminho-de-compostela

Um livro me chamou a atenção na livraria. Trazia uma ilustração divertida na capa. Um mochileiro com um cajado na mão e um mapa do famoso “Caminho de Santiago”. Eu apenas conhecia o caminho por alto, sabia que pode ser feito a pé ou de bicicleta. Fiquei curiosa e comprei esse livro delicioso de Daniel Agrela e minha vontade de fazer o caminho só aumentou.

Antes de tudo, o “Caminho de Santiago” não é uma viagem de diversão, é uma jornada de autoconhecimento. Exige preparação, porque você caminha em torno de 20km todos os dias. Você deve abdicar do conforto de um hotel para dormir em albergues municipais, por exemplo. Isso se você quiser fazer o caminho como um peregrino de verdade. O caminho envolve superar desafios, conhecer seus limites, deixar para trás hábitos ou mágoas. É, o Caminho é uma missão espiritual.

Antes de ver o livro na livraria eu vi um filme sobre o Caminho, que até indiquei aqui, no post de Filmes que falam de viagens como jornadas. O nome é “The Way – O Caminho de Santiago de Compostela”. O filho do personagem principal larga tudo e vai viajar pelo mundo. Quando ele começa o Caminho de Santiago, ele morre na fase inicial. O pai, que vive de trabalho e que tem como única diversão jogar golfe com os amigos vai para a França resgatar o corpo do filho. Ele descobre sobre o Caminho de Santiago e decide fazer a jornada, com as cinzas do filho.

A história é bem interessante, porque como se conta também no livro, você conhece pessoas com objetivos diferentes no caminho, cada uma com a sua história, seu ritmo de vida e caminhada. Eventualmente você sempre reencontra alguém pela estrada. Pensando bem, no atual nível da minha vida, viajar por enquanto é uma atividade de relaxamento. Não sei se agora encararia o caminho, pois são 30 dias de foco total. Para quem tem empresa, tirar 30 dias de férias é um sonho! hahaha Vou te dizer que é difícil! Como eu disse acima, é uma jornada.

guia-caminho-de-compostela1

No Caminho de Santiago, que começa em Saint Jean Pied Port, na França, você compra a credencial de peregrino por 2 euros, que vai ser a prova que você foi em todas as paradas principais. O livro mostra por onde você vai passar, todas as cidades e vielas, recomenda albergues, dá dicas preciosas de alimentação e preparo físico, explica o que você deve levar e quais os principais problemas da viagem. Se eu fosse, provavelmente pensaria em ir de bicicleta, mas atente-se ao fato de que os albergues municipais sempre são preferências aos peregrinos que estão caminhando. Ou seja, você vai ter que esperar o último peregrino chegar para ver se vai sobrar vaga para você. Isso eu não sabia e o livro deu essa dica preciosa!

O Daniel Agrela é um viajante profissional, já fez o Caminho de Santiago 2 vezes. Vale a pena comprar o livro se você quer realizar essa jornada. Muito agradável de ler, com ilustração e fotos belíssimas. A verdade é que dá vontade de pegar um avião para lá e começar a jornada logo, logo!

Valor do livro: R$ 39,90
Editora: Generale
Páginas: 208

2 Comentários

  1. Daniel Agrela

    Mariana, obrigado pelos comentários 🙂
    Buen camino, peregrina!
    Daniel

    Responder
  2. Marcos campos

    Muito bom post.
    Estou preparando um também sobre o livro. Se quiser mais informações sobre o Caminho, estou reunindo em meu blog, passa lá! Abraço!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar