A cama que você habita (por alguns dias) - Diferentes tipos de hospedagem

 

Conheça os diferentes tipos de hospedagem que existem no mundo

Um dos itens que mais pesa em uma viagem é a hospedagem. Ou não. Depende do seu tipo de desprendimento, da vontade de experimentar modalidades diferentes de dormitórios. Eu tenho na minha cabeça que quarto serve apenas para descansar e pronto, sem frescura. A importância do quarto muda de figura quando você planeja viajar a um resort ou spa, bom, aí você aproveita a parte interna bem mais, mas não é o caso deste post.

Nunca me hospedei em albergue, por exemplo. Quarto coletivo me deixa um pouco insegura. Banheiro coletivo, então, que tortura! Pensava que era a coisa mais complicada do mundo. Mas quando meu irmão fez um mochilão pela Europa e ficou em vários albergues diferentes, ele me falou que não é um bicho de sete cabeças. E a melhor coisa quando se viaja sozinho. Você faz muitas amizades, com pessoas que estão passando o mesmo que você.

E não pense que os albergues são a pior hospedagem que existe, porque tem cada um mais interessante do que outro. Hoje o albergue tem outra conotação e é um local de hospedagem bem explorado por quem trabalha com turismo. Existem vários moderninhos, com muitas facilidades. Além da maioria ter eventos de confraternização entre os hóspedes.

Mas tem viajante que prefere mais serviços e facilidades. Gosta de curtir o hotel, de ter uma cadeira de massagem ou banheira de hidromassagem no quarto. Se importa mais com a gama de serviços de quarto e se há opções na TV à cabo ou compra de filmes via streaming, por exemplo.

Do couchsurfing até dormir em um hotel 5 estrelas, existe um tipo de acomodação para cada estilo de viajante. E porque não se aventurar em algum tipo que você nunca tentou? Dependendo da hospedagem que você escolher a viagem fica muito mais barata e você pode usar o dinheiro que economizou em outras atrações no país escolhido.

VAMOS CONHECER OS TIPOS MAIS COMUNS DE HOSPEDAGENS?

couchsurfing-hospedagem

 

Couchsurfing

É um serviço de hospitalidade com base na Internet (www.couchsurfing.com). Várias pessoas do mundo todo que oferecem o “sofá” para viajantes que querem economizar ou querem vivenciar o cotidiano dos moradores das cidades destinos. O movimento do CouchSurfing procura ligar pessoas e lugares, criar trocas educacionais, fomentar consciência coletiva, espalhar a tolerância e o entendimento cultural.

É um tipo de hospedagem sem cobrança, com base na confiança. A ideia é ter a mente aberta, porque cada um tem o seu costume, pode ser difícil se acostumar no começo. Antes de tudo, procure mais informações sobre o anfitrião, veja se outras pessoas já foram acolhidas por ele e procure indicações. Assim, você evita de se meter em furadas.

Como cortesia, deixe para seus anfitriões uma lembrança da sua cultura/país, ou ainda, faça alguma tarefa da casa como arrumação ou refeição. Você pode escrever bilhetes, cartas ou deixar qualquer outro tipo de agradecimento. Gentileza gera gentileza. Quem sabe você não se anima e acolhe também algum viajante no Brasil?

Albergue

albergue-hospedagem

O albergue é um serviço de hotel mais informal, você pode ficar em quarto privativo ou coletivo. O banheiro também pode ser coletivo ou privativo. Mas o valor da hospedagem cai bastante, em relação a um hotel, e você pode economizar bem na viagem. Para quem viaja sozinho é uma boa ideia para conhecer pessoas diferentes e ter mais liberdade.

Mas o ambiente também tem suas inconveniências. Quem precisa descansar tem que ficar ligado se as festas dos albergues são bem separadas dos quartos. O barulho pode incomodar quem quer dormir. Você pode também não se sentir 100% confortável dormindo com estranhos. Um blogueiro relatou que em regiões litorâneas o banheiro é meio caótico, porque todo mundo volta da praia na mesma hora e a fila fica imensa. Principalmente no banheiro das mulheres. rs

Enfim, o jeito é ir sem frescura e curtir o momento! Pesquise no Google antes para saber como é o clima do albergue que você quer se hospedar.

Pousada

pousada-hospedagem

Uma pousada é tipo de hospedagem que oferece serviços de estada e acomodações geralmente de menor custo. Geralmente são estabelecimentos menores que um hotel, com menor capacidade.

Na pousada se destaca a decoração, a privacidade e a adaptação ao meio natural. A característica que o classifica como pousada é a característica horizontal e que possui no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos.

Hotel

hospedagem-em-hotel

Já o hotel é aquele estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede. Existe toda uma estrutura de atendimento exclusivo e se paga bem por isso. De acordo com as facilidades, localização e fama do hotel o preço aumenta ainda mais.

Mas de qualquer forma, o hotel é um local privativo que possui geladeira e cofre. Dois itens importantes para quem quer fazer um lanchinho de noite ou economizar no café da manhã e ainda guardar seus bens preciosos com segurança.

Aluguel de casa ou apartamento

aluguel-hospedagem

Com a popularização de serviços online de aluguel, como o fantástico Airbnb, você pode alugar um apê de acordo com seu estilo. Tem ofertas baratíssimas e vale a pena para quem quer vivenciar uma típica casa do país que você visitar, por exemplo, além de ter facilidade de poder cozinhar no local. Para quem viaja com os amigos é uma boa. Todos ficam no mesmo local e o aluguel é dividido por todos!

Eu achei o máximo e estou planejando viajar e reservar a hospedagem por esses meios. Vamos ver, quando acontecer eu conto a minha experiência. Nesse caso é sempre bom ver os comentários sobre os anfitriões também! Pesquisa antes para não ter surpresas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar