9 lugares imperdíveis no deserto do Atacama

Deserto do Atacama | Chile

O Deserto do Atacama é considerado o mais alto e árido do mundo. Está localizado no norte do Chile, com 1000 km de extensão. Com uma paisagem de tirar o fôlego, é um dos lugares que estão nos destinos preferidos dos brasileiros que gostam de aventura.

instagram
Não esqueça de visitar o nosso Instagram @blogforadecasa para ver mais fotos desta viagem!

Se possível, vá com guias ou compre passeios, pois o deserto pode ser bem traiçoeiro. Dois brasileiros alugaram um carro para uma aventura e ficaram perdidos por 4 dias, sem água e comida. Além de percorrerem um caminho não usual para voltar de um passeio, o carro quebrou no meio do caminho e eles se viram sem ajuda nenhuma, já que o celular não funcionava.

Parece roteiro de filme, mas acontece. As temperaturas variam de 0ºC a 40ºC. Existem poucas cidades e vilas no local, sendo uma delas São Pedro de Atacama. Uma viagem para fugir dos destinos turísticos tradicionais.

Qual é o melhor período para viajar para o Deserto do Atacama?

Entre setembro e novembro (primavera) e entre março e maio (outono).

Como chegar no Atacama – Chile?

O aeroporto é na cidade de Calama. É o mais próximo da cidade de San Pedro de Atacama. Importante comprar a passagem com antecedência, para conseguir melhores preços.

Onde se hospedar em Atacama – Chile?

Você pode se hospedar no centro histórico de San Pedro de Atacama. Indicamos o Hostel Sonchek para quem quer economizar na viagem. O site é http://www.hostalsonchek.cl/

O albergue não tem televisão e nem internet no quarto, só wifi nas áreas comuns. Na região há vários cafés com serviço de internet. Ao lado do albergue tem um mini mercado, um local de aluguel de bicicletas e uma loja de turismo, que organiza excursões de turismo.

Sobre as excursões e passeios?

Temos indicação da Turismo Grado 10 (http://www.turismogrado10.com/) que faz passeios para os seguintes destinos:

• Geysers del Tatio & Poblado de Machuca
• Valle de la Luna & Valle de la Muerte
• Lagunas Altiplánicas & Salar de Atacama
• Laguna Cejar & Ojos del Salar
• Salar de Tara & Monjes de la Packana
• Valle del Arcoíris

Também possui a alternativa de tour privado e alternativo, de acordo com a disponibilidade. Se esse for o caso, entre em contato com eles por email antes da sua viagem.

Quase todos os passeios cobram entrada e elas não estão inclusas no valor das agências.

Onde encontrar casas de câmbio?

A calle Toconao é a rua das casas de câmbio. É bom pesquisar para ver em qual delas a cotação está melhor.

E se eu passar mal por causa da altitude?

Existem algumas dicas simples antes de ir aos passeios com muita altitude:
• Tome bastante água no dia anterior
• Evite bebidas alcóolicas
• Compre balas de coca para ajudar na oxigenação do sangue
• Coma comidas leves
• Masque folhas de coca
• Beba chá de muña, contra enjôo

Vamos viajar pelo Deserto do Atacama?

1) Salar do Atacama

A lagoa de sal de mais de 3 mil quilômetros é famosa pelos seus flamingos e outros aves que se alimentam em seus “olhos d`agua”. Existem 3 espécies que podem ser vistas com ajuda dos guias: o flamingo andino, o flamingo chileno e flamingo de James.

No norte da salina é possível ver a aldeia de Tulor, com arquitetura de 800 A.C. e 500 D.C. O local possui construções circulares que são conectadas entre si, mas que se encontram soterradas pela ação do vento forte característico da região.

É um dos pontos mais bonitos do Deserto do Atacama.

salar-do-atacama-chile

salar-do-atacama-chile

2) Geysers del Tatio

Para alcançar os 4.200 metros de altitude, onde se encontra o Geysers del Tatio, o ideal é chegar entre 6 e 7 da manhã. Essa é uma das belezas que você irá encontrar na Cordilheira dos Andes.

O local é um campo geotérmico, que além dessa maravilha da natureza, também possui o encanto das vicuñas, vizcachas, nhandus e outras aves características da região.

Lá você também pode tomar banhos termais. Passe pelas termas de Puritama, rodeadas de vegetação e passarelas de madeira que unem os poços. Se você tiver coragem para se despir no frio!

O Geysers del Tatio está dentro de um parque, por isso, cobra entrada. Se você for estudante, leve sua carteira para ter desconto. O valor? $5.000. Geralmente nos passeios também é servido um café da manhã.

Vá bem protegido do frio, nada de bermuda e saia. Leve uma toalha se você quiser tomar um banho nas termas.

geysers-del-tatio-atacama-chile1

geysers-del-tatio-atacama-chile

3) Laguna Cejar

Como a concentração de sal é alta, os corpos flutuam na Laguna Cejar, efeito semelhante ao que acontece no Mar Morto. Sabia que é um destino ideal para ir de bicicleta?

São 18km desde o centro de San Pedro de Atacama até lá. Grande parte do passeio é feito em relevo plano, então você pode ficar tranquilo para pedalar à vontade. As sinalizações são feitas em pedras, no acostamento da estrada. Esse passeio precisa de preparo e fôlego.

Se você contratar o passeio com guias, é mais seguro, pois eles oferecem carro de apoio e assistência durante o percurso. Como a laguna é formada de camadas grossas de sal cristalizado, não é bom andar descalço por lá. Mesmo que você for tomar banho, leve um chinelo ou sandália.

laguna-cejar-atacama-chile

laguna-cejar-atacama-chile1

4) Lagunas Altiplánicas

As lagunas altiplanicas (Miscanti e Miñiques) fazem parte da Reserva Nacional Los Flamencos e estão localizadas a mais de 4.000m de altura. A paisagem é uma das mais bonitas do deserto do Atacama, que mistura a cor azul das águas com o branco do sal e das montanhas.

Se você for ver os flamingos, não vá em junho, pois é período de migração e por isso você quase não vê as aves por lá.

lagunas-altiplanicas-atacama-chile1

lagunas-altiplanicas-atacama-chile

5) Valle de la Luna

Prepare-se para ver paisagens lunares no Deserto do Atacama. No Valle de la Luna você encontrará formações rochosas e dunas. De noite é um lugar ótimo para contemplar as estrelas. O local está a 2km de San Pedro de Atacama e você também pode chegar lá de bicicleta. Algumas excursões incluem trekking e sandboard nas dunas.

O valor do ingresso é $2.000 pesos chilenos.

Os lugares mais visitados são:
• Cuevas de Sal (leve uma lanterna para olhar melhor os detalhes)
• Mirador de la Cordillera de la Sal
• Mirador Piedra del Coyote
• La quebrada de Ckari
• Las Tres Marías
• Grande Duna (onde você pode ver o pôr do sol, o ponto alto do passeio.)

valle-de-la-luna-atacama-chile1

valle-de-la-luna-atacama-chile

6) Valle de la Muerte

Há 4km de San Pedro do Atacama, tem esse nome pois não consegue sustentar nenhum tipo de vida. Era conhecido também como Vale de Marte, por suas formações rochosas vermelhas. Geralmente o passeio é feito junto ao passeio do Valle de la luna. Passeio válido pelas esculturas naturais.

valle-de-la-muerte1

valle-de-la-muerte

7) Salar de Tara

Com 4.300 metros de altura, o Salar de Tara fica no meio de vulcões na Reserva Nacional Los Flamencos. Localizado a 140km de San Pedro do Atacama. No caminho você encontra belas paisagens com vicunhas, vulcões, montanhas, salares, lagos e penitentes.

Lá você encontrará os Moais de Tara, sendo um deles o El Indio, que são pedras altíssimas esculpidas pelo vento, algumas com mais de 20 metros de altura. Se você observar os detalhes de cada rocha esculpida pela natureza, você pode encontrar uma forma ou desenho conhecidos. As sombras também podem ser interpretadas pela mente de pessoas criativas rs.

Existem muitos penitentes, que são blocos de gelo que nunca derretem. Isso é algo inusitado de ver no meio do deserto. Dão a impressão de uma floresta de gelo.

Você encontrará antes do Salar de Tara uma parede de rochas de origem vulcânica, chamada Catedral de Tara. Uma bela recepção para o local.

salar-de-tara-1

salar-de-tara

salar-de-tara-atacama

8) Valle del Arcoíris

O local está a 90km de San Pedro de Atacama e recebeu esse nome por causa da grande variedade de tonalidades que se podem observar no vale: terra, beges, verdes, brancos, amarelos, vermelhos…que combinado com o sal branco e o céu azul formam um espetáculo de cores, se misturando com as formações rochosas da região.

As cores dão conta da riqueza e diferentes concentrações de argila, sais e minerais da terra do deserto do Atacama. Nas paredes, podem ser avistados petróglifo (desenhos esculpidos sobre pedras), que deixaria qualquer fã de Indiana Jones empolgado.

valle-del-arcoiris1

valle-del-arcoiris

9) Tour Astronômico

Um tour diferente para quem gosta de ver a lua, as estrelas e alguns planetas. Não são todas as agências que fazem esse passeio.

Veja o tom do passeio, mais místico ou mais científico e se a língua falado durante o passeio é inglês ou espanhol. Além disso, a confirmação do tour depende das condições climáticas, com um céu sem nuvens, por exemplo. O tour também não acontece em noites de lua cheia. Você observa as estrelas a olho nu e também via telescópio.

O valor do passeio é em torno de $18.000 pesos chilenos por pessoa. Passeio de 3 horas que inclui transporte e bebida quente.

tour-astronomico-atacama-chile1

tour-astronomico-atacama-chile

Agência que faz o tour astronômico no Atacama

Agência Space – http://www.spaceobs.com/
ENDEREÇO: Calle Caracoles, 166
LÍNGUAS: Inglês, espanhol ou francês
HORÁRIOS: No inverno, o tour começam às 19h; e no verão às 21h.

FAÇA A SUA RESERVA PELO BLOG

Nós ganhamos uma pequena comissão por cada serviço contrato por você. Isso ajuda o blog a continuar e a gente compartilhar ainda mais aventuras e dicas!

Hotéis em San Pedro do Atacama no Booking.com
Passagens em até 10 vezes sem juros no Submarino Viagens
Não esqueça o seu Seguro Viagem com a Mondial

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar