10 passeios de graça em Londres, na Inglaterra

Passeios de graça em Londres

Hoje a dica de viagem é da Helô Righetto, do blog Aprendiz de Viajante! Você pode ver mais dicas dela aqui, em seu blog.

Em tempos de libras nas alturas (e vamos combinar que mesmo quando a libra estava baixa, Londres não é assim uma barganha né?), fiz uma pequena seleção de coisas que é possível fazer na cidade sem gastar nenhum tostão! Tentei montar um mix que tivesse um pouco de tudo – tem vista bonita, arte, arquitetura de cair o queixo e até retiros espirituais!

1) Varanda do Royal Festival Hall

Programas de graça em Londres

O Royal Festival Hall é um centro cultural que faz parte do Southbank Centre – um complexo que ocupa a margem sul do Rio Tâmisa na altura da Waterloo Bridge.

Além de servir de palco para uma série de eventos e apresentações, a partir da varanda do segundo andar do prédio é possível ter uma linda vista de Londres. Você vai se surpreender!

Como nessa região a cidade é bastante baixa, dá pra ver bastante coisa! Pegue o elevador e vá até o segundo andar – e tente não ficar boquiaberto!

2) Garden Museum

Programas de graça em Londres

Você não necessariamente precise gostar de museus para visitar esse lugar – que mais é um oásis a poucos metros de todo barulho e loucura de Westminster.

O pequeno e simpático museu que conta a história da jardinagem – e, e claro, possui um jardim lindo! – fica em um prédio histórico e tem um dos cafés mais gostosos da cidade. Uma ótima pedida é dar um pulo lá pra tomar café com bolo. Veja horário de funcionamento e endereço no site.

Site: http://www.gardenmuseum.org.uk/

3) Eel Pie Island

Programas de graça em Londres

Uma ilha privada no Rio Tâmisa, na região de Richmond (oeste da cidade), onde vivem e trabalham cerca de 25 artistas. A ilha não costuma estar aberta para visitação, mas em alguns finais de semana durante o ano, os artistas abrem as portas de seu estúdio e o público é bem vindo.

Um passeio bem diferente, que dá pra emendar com uma caminhada na beira do rio.

Site: http://www.eelpieislandartists.co.uk/www.eelpieislandartists.co.uk/Welcome.html

4) Catedral de Westminster

Programas gratuitos em Londres

Não confunda com a a Abadia de Westminster! A catedral é uma ótima alternativa ao preço salgado da entrada na abadia. E o lugar é lindo, começando pela fachada, que mostra o melhor da arquitetura Neo-Bizantina.

A Catedral de Westminster é a maior igreja católica da Inglaterra (não esqueça de que na Inglaterra a região predominante é a Anglicana – Church of England – portanto essa catedral nada tem a ver com a Abadia de Westminster ou a St. Paul’s Cathedral).

Site: http://www.westminstercathedral.org.uk/

5) Projeto Fourth Plinth

Programa gratuito em Londres

O projeto Fourth Plint ocupa um dos pilates da Trafalgar Square, o qual tranformou-se em uma plataforma para mostrar o trabalho de diversos artistas.

As obras expostas lá são temporárias – a cada 18 meses, mais ou menos, uma nova instalação substitui a anterior. No site do projeto é possível ver todas as obras que passaram por lá, e também saber o que vem por aí.

Site: http://www.london.gov.uk/priorities/arts-culture/fourth-plinth/

6) White Cubicle

Programas gratuitos em Londres

Ok, eu sei que você não planejou uma viagem a Londres na expectative de ver… um banheiro. Sim, o White Cubicle é um banheiro, e quem conhece arte contemporânea deve ter notado a similaridade do nome com a White Cube Gallery (uma das gakerias de arte contemporânea mais legais e importantes de Londres). E não é mero acaso.

O White Cubicle, que na verdade é o banheiro feminino do pub George & Dragon em Shoreditch, é uma plataforma para artistas exporem seu trabalho. Sem curadoria, sem prazos. As peças/instalações cobrem as paredes/teto/chão e ficam lá até caírem, ou até alguem pegar.

Site: https://www.facebook.com/pages/The-George-Dragon/154934281197695

7) BAPS Shri Swaminarayan Mandir

Programas gratuitos em Londres

O maior templo Hindu fora da Índia (que é localmente conhecido como Neasden Temple, pois fica no bairro de Neasden) fica em Londres, e é um lugar super bacana de visitar pra ter um ‘gostinho’ desse país tão diferente do nosso.

Lá você poderá ver uma exposição permanente sobre o Hinduísmo e e provar um pouco da culinária indiana no restaurante Shayona.

Site: http://londonmandir.baps.org/

8) Longplayer

Programas gratuitos em Londres

O Longplayer é uma instalação musical localizada em um farol desativado na região de Docklands, cujos acordes incessantes não se repetirão até 31 de dezembro de 2999 (não digitei errado, é 2999 mesmo).

O Longplayer foi feito para celebrar o novo milênio – e irá durar o milênio inteiro!

Site: http://longplayer.org/

9) Tyburn Convent

Programas gratuitos em Londres

Só em uma cidade como Londres você consegue encontrar um templo Hindu e um convento beneditino perto de algumas das maiores atrações turísticas da cidade. O Tyburn Covent tem alguns passeios guiados (por determinadas áreas) diariamente: 10:30, 15:30 e 17:30h.

Ele fica próximo ao Hyde Park (8 Hyde Park Place, w2 2LJ), e é bem possível que muita gente passa por perto e nem imagina que o lugar é um convento!

Site: http://www.tyburnconvent.org.uk/

10) Watts’s Memorial

Programas gratuitos em Londres

Esse memorial ficou famoso depois de ter servido com cenário para o filme Closer. Ele fica dentro do Postman’s Park (perto da Catedral de St. Paul) e homenageia pessoas que perderam suas vidas tentando salvar a vida de outras pessoas.

Site: http://www.cityoflondon.gov.uk/things-to-do/green-spaces/city-gardens/visitor-information/Pages/Postman’s-Park.aspx

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você pode gostar